YBYPY Arquitetura: Restaurante, SP

Oficina gastronômica

Em uma região fora do circuito de gastronomia da capital paulista e marcada pelo intenso uso residencial, um restaurante que revisita ingredientes tradicionais brasileiros se destaca pela fachada vermelha e permeável, e por suas variações de layout

Concebido pelo YBYPY Arquitetura, escritório com bases em São Paulo e Shangai, na China, o restaurante OpyCo é vizinho do Sesc Pompéia, em São Paulo, célebre projeto da arquiteta Lina Bo Bardi. Dada a proximidade, materiais e cores-madeira, concreto e elementos vermelhos - foram inspirados na arquitetura do clube, mas também na demanda do cliente para que se imprimisse uma linguagem industrial ao imóvel.

Em sintonia com a escala doméstica do entorno, a construção conta com grandes aberturas e transparência, para que a cozinha seja vista e instigue quem está do lado de fora. Externamente, um fechamento metálico - ora perfurado, ora inteiriço - tem portas que basculam para cima, à exemplo de portões de garagem.

“Além da facilidade, esse modelo gera sombra quando aberto, protegendo as pessoas das intempéries e possibilitando a ocupação da rua”, acrescenta o arquiteto e um dos autores do projeto, Thiago Passos, que forma sociedade com Fernando Brandão no YBYPY.

Nesse sentido, ele detalha, as portas/ marquises estão localizadas no limite do avanço permitido sobre a calçada, na menor altura possível. Nos interiores, com mais da metade do espaço ocupado pela cozinha, o salão ganhou um layout versátil, onde móveis personalizados permitem o desmembramento em mesas isoladas ou a configuração de uma grande bancada coletiva.

Para dar acesso à cozinha, foi projetado um sofá móvel que tem acoplado ao encosto uma divisória de vidro, podendo se posicionar de modo a deixar a passagem aberta ou fechada. O revestimento desta área, em madeira compensada paricá, tem função acústica e, visualmente, separa o salão da cozinha, onde predominam acabamentos brancos e equipamentos de inox.

A madeira, inclusive, serve para camuflar o excesso de portas de banheiros, vestiários de funcionários, escritório e depósito, quando disposta na configuração de mosaico. O espaço de estar dos clientes se estende pela calçada através de mesas e pequenos apoios embutidos na fachada, que se abrem e contam com ponto de iluminação, e por um banco acoplado ao painel metálico.

 

YBYPY Arquitetura
Fernando Brandão (formado em 1983 pela FAU/Santos) iniciou em 2013 uma sociedade com Thiago Passos (formado em 2000 pela FAU/Mackenzie) no escritório YBYPY Arquitetura, com sede brasileira em São Paulo e outra em Shanghai, na China.



Ficha Técnica

OPYCO RESTAURANTE
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto 2014
Data da conclusão da obra 2015
Área de intervenção 92 m²

Arquitetura e Interiores YBYPY Arquitetura - Thiago Passos, Fernando Brandão (autores); Lucas Lavecchia, Mônica Valêncio e Francisca Marzotto (colaboradores)
Projeto Estrutural Etem Engenharia
Construção J. Franchini Empreendimentos e Participações
Fotos Pedro Vannucchi

Fornecedores

Marcenaria Casa Stopa
Serralheria Zeferino

Texto de Gabriela Nunes| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 434
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora