Ivan Rezende Arquitetura: Restaurante Tenkai, Rio de Janeiro

Elementos ampliam visualmente os ambientes

Com linguagem de viés cenográfico, o projeto de Ivan Rezende para o restaurante carioca Tenkai mistura elementos de modernidade e tradição oriental em sofisticada arquitetura de interiores

A madeira predomina no mobiliário e nos revestimentos, embora a recorrente contraposição entre planos verticais e horizontais derive de sua alternância com superfícies executadas em materiais diversos, como o concreto.

A área interna relativamente pequena - constituída por três lajes que medem cerca de 12 x 10 metros - motivou o arquiteto Ivan Rezende a tirar partido de enquadramentos naturais e artificiais para valorizar as dimensões dos ambientes de atendimento ao público. Estes ocupam a porção central e áreas contíguas às fachadas frontais.

Nos trechos posteriores da edificação concentram-se os setores funcionais, que abrigam atividades administrativas, de apoio e de serviços. No térreo e no primeiro andar, então, os salões das mesas têm implantação aproximadamente quadrada, com cada uma das faces delimitatórias utilizada como enquadramento da arquitetura.

Junto às fachadas, os recortes de janelas assumem essa função cenográfica, tanto em virtude dos desenhos que conformam, alternadamente verticais e horizontais, quanto da paisagem e intensidade de iluminação natural por elas incidente. Nas outras laterais, internas, são elementos arquitetônicos que desempenham tal papel. Assim, os balcões de preparo de alimentos, transversais aos salões, destacam-se pela contraposição da madeira escura que os constitui - a escolha recaiu sobre o ébano catedral - ao desenho em camadas e planos seqüenciais das paredes que os envolvem.

No térreo, por exemplo, o fechamento posterior do balcão de preparo do sushi é feito com concreto aparente, material a que foram sobrepostas peças de aço corten, recortadas com motivos tradicionais do Japão, assim como as vigas de madeira que revestem o teto. Elas são iluminadas por luz decorativa, na tonalidade vermelha, ocultas pelo forro rebaixado de gesso do salão central.

Também a escada se destaca visualmente nos interiores. Executada seqüencialmente com cimento em acabamento bruto e com chapa metálica, ela é delimitada por superfícies de aspecto rústico: de um lado o concreto aparente e do outro pintura sobreposta a imagens iconográficas em alto-relevo.

Já o andar superior recebe luz natural com maior intensidade, tanto em função das grandes aberturas da fachada quanto da presença de iluminação zenital. À maior luminosidade, então, contrapõe-se a predominância da madeira nos revestimentos, inclusive de pisos e paredes, padrão que enfatiza o aspecto sofisticado.

O projeto do restaurante Tenkai foi premiado pelo IAB/RJ na categoria arquitetura de interiores, em 2006.



Ivan Rezende Arquitetura
Ivan Rezende é formado pela FAU / UFRJ e doutorado pela Universidade de Navarra, na Espanha. Atualmente leciona no curso de interiores da Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Há 21 anos coordena o escritório que leva seu nome, onde desenvolve projetos de arquitetura e desenho de produtos. Foi premiado em concursos nacionais de design, como o Prêmio Design MCB e Movelsul



Ficha Técnica

Restaurante Tenkai
Local Rio de Janeiro, RJ
Início do projeto 2005
Conclusão da obra 2006
Área de intervenção 282 m2
Arquitetura Ivan Rezende Arquitetura - Ivan Rezende (autor); Leonardo Vazquez (coordenador); Anna Cristina Valente e Patrícia Gouvêa (arquitetas); Leonardo Costa e Rafael Barcellos (colaboradores); Maria Fernanda Azevedo (estagiária)
Luminotécnica La Lampe
Paisagismo Alexandra Martins e Esther Daemon
Programação visual Acti Design
Acústica Roberto Thompson Motta
Estrutura metálica Estrultec
Elétrica e hidráulica Eficientta
Ar condicionado Consult
Telefonia Inforest
Refrigeração Luís Cláudio dos Santos Sobrinho
Exaustão José Alexandre Irala Campos
Cálculo estrutural Gulper
Construção Tenerife
Fotos MCA Estúdio

Fornecedores

Agostinho Vaz (legalização)
Belarte (cimento semirígido)
King Sound (sonorização)
Knauf (forro acústico)
Morada (marcenaria)
Murakami (madeira de demolição)
Novo Ambiente (mobiliário)
Stephane e Benoît (pintura artística)
Unitron (luz de emergência)

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 331
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora