Isabela Vecci: Restaurante, Belo Horizonte, MG

Transparência revela organicidade

Com projeto de arquitetura e interiores assinado por Isabela Vecci, a segunda unidade do Udon - restaurante na capital mineira especializado em culinária japonesa - apresenta rica seleção de materiais naturais, que também pode ser apreciada pelos pedestres graças ao invólucro de vidro

O nível térreo de um hotel em Belvedere, bairro nobre de Belo Horizonte, foi escolhido para acomodar a primeira filial do restaurante Udon, inaugurada em 2016. A matriz surgiu oito anos antes, também em área de classe média alta e com projeto da arquiteta mineira Isabela Vecci.

Previamente ocupado por salas administrativas, o espaço destinado à nova unidade foi completamente renovado para atender às necessidades do cliente. “Trocamos todo o piso e reformulamos a fachada com aberturas de vidro para a rua”, revela Isabela. Além disso, uma laje foi demolida para aumentar a altura na parte frontal do imóvel de 450 metros quadrados, permitindo a criação da estrutura de bambu que ambienta o balcão do izakaya - um tipo de boteco japonês que também serve alimentos para acompanhar as bebidas.

Executado por uma equipe de Ravena, interior de Minas Gerais, que lidera um programa de capacitação de mão de obra com o uso do bambu na arquitetura e design, o elemento cria, segundo a arquiteta, um segundo plano de pé-direito, mais baixo e acolhedor. Também designer de móveis, Isabela tem vasta experiência na utilização de técnicas e materiais locais, como a pedra-sabão, que foi amplamente utilizada nas superfícies do restaurante em diferentes texturas e tratamentos de impermeabilização.

Norteadora da proposta, a escolha por materiais naturais buscou representar a arquitetura e cultura nipônica no espaço, mas de forma sofisticada e sem ser explicitamente figurativa, ressalta a autora. Os interiores, com a presença ainda de madeira, seixos e tecido, podem ser apreciados por quem passa pela avenida, visto que o Udon está configurado como uma grande caixa de vidro.

A ideia é justamente atrair o público externo, não apenas os clientes da rede hoteleira. Três ambientes principais constituem o restaurante: um mais reservado, nos fundos, o sushi-bar e o izakaya. O hall de entrada e espera é delimitado por divisórias (lambris) de madeira ebanizada, que com suas aberturas possibilitam a visualização dos salões, assim como piso de pedra-sabão em placas do lado esquerdo, e em blocos maciços irregulares do direito. Além de desenhar o mobiliário (uma estante na parte posterior do layout, balcões e divisórias), Isabela Vecci desenvolveu a solução de iluminação, caracterizada pela baixa intensidade para gerar espaços mais aconchegantes e com luz focada. Apenas a área com pé-direito maior possui mais intensidade de luz. 

Isabela Vecci
Graduada em 1988 como arquiteta no Instituto Metodista Izadora Hendrix, busca inspiração especialmente nos campos da História e da Filosofia para suas criações em espaços culturais, comerciais, residenciais e mobiliário, em que experimenta os avanços da tecnologia em grandes e pequenos detalhes. Realizou ainda diversos trabalhos de Museografia



Ficha Técnica

Restaurante Udon
Local Belo Horizonte, MG
Data do início do projeto 2016
Data da conclusão da obra 2016 
Área de intervenção 450 m²

Arquitetura Isabela Vecci
Interiores Isabela Vecci (autora); João Paulo Fontoura (colaborador); Nathaliane Pontes, Kaio Meireles e Pontes (estagiários)
Paisagismo Felipe Fontes 
Luminotécnica Isabela Vecci
Estrutura Alberico Alves Teixeira
Elétrica e hidráulica Luma Engenharia
Ar condicionado Valear
Construção Luma Engenharia
Fotos Jomar Bragança

Fornecedores

Piso porcelanato Portobello
Mobiliário Innere
Cortinas Ana Luiza Decorações
Forro acústico Akustic
Luminárias ER Vieira
Marcenaria J&R Ltda
Seralheria Mendes Estruturas
Balcões refrigerados Isoinox
Arandelas de cerâmica Evelyn Tannus
Objetos de pedra-sabão Alva Design
Tintas Sherwin Williams
Esquadrias Esquadrias Minas Gerais
Estrutura de bambu Cerbambu - Lucio Ventania
Pedra-sabão MSM - Osmar Puperi 

 

Texto de Camila Gonzalez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 437
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora