Case

Design, inovação e sustentabilidade

O arquiteto Ruy Ohtake escolheu o piso de bambu da Neobambu para a nova Câmara de Comércio Árabe‑Brasileira, em São Paulo. Referência no setor de pisos e revestimentos, a empresa trabalha há 11 anos com essa fonte rapidamente renovável e extremamente resistente. Agora Neobambu Bamboo, Wood & Co., ampliou seu portfólio, incorporando produtos certificados provenientes de madeira de reflorestamento e manejo sustentável

Fundada em 2006 pela arquiteta Francine Ferrari e pelo empresário Marco Nery, a Neobambu ganhou visibilidade ao unir tecnologia, design e criatividade em superfícies de madeira. A empresa forneceu, nos últimos anos, pisos e revestimentos de bambu para os mais diversos projetos de arquitetura e design de interiores. Proveniente da Ásia, a madeira de alta resistência - hoje, a mais dura no mercado - é desenvolvida através da prensagem de uma gramínea que em seis anos está totalmente pronta para a poda.

A empresa, com sede na capital paulista, conta com seis coleções do material, em dois tipos de acabamento (marte e o exclusivo demolição) e oito cores diferentes, além de variadas texturas, que possibilitam personalização aliada ao respeito ao meio ambiente. Para a sede da Câmara de Comércio Árabe‑Brasileira, inaugurada este ano na avenida Paulista, o escritório Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo especificou para o piso das áreas de recepção e circulação o bambu densitá demolição na cor castanho, que entrou em sintonia com as tonalidades fortes do projeto. A escolha do produto, segundo Ruy Ohtake, permitiu boa diversidade de materiais nesses espaços. “O resultado foi excelente. É um bambu industrializado com textura muito bonita e acredito que será de grande durabilidade”, acrescenta.

A Neobambu também comercializa as madeiras nacionais teca, cumaru e itaúba, ideais para áreas externas e, recentemente, incorporou ao seu portfólio novos materiais com tecnologia de ponta, procedência garantida e design único, que podem ser utilizados tanto na construção de mobiliário quanto no revestimento de pisos, paredes e forros. Agora Neobambu Bamboo, Wood & Co., conta também com carvalho europeu e nogueira, ambos da empresa austríaca Scheucher, que atua em mais de 75 países. “Durante anos, trabalhamos o bambu como a madeira do futuro, um produto ecologicamente correto que seria uma alternativa ao piso convencional.

Nesses 10 anos, a tecnologia para o mercado industrial de pisos e revestimentos evoluiu muito, assim como a cadeia de processo produtivo, que inclui o manejo sustentável e o reflorestamento. Com isso, conseguimos trazer para o mercado mais alternativas estéticas”, explica Francine Ferrari.

www.neobambu.com.br
(11) 5565-9029

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 438
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora