Prêmio AsBEA 2012: Obras construídas - Premiados

Terreno e construção são a gênese de moradia urbana

Terra e Tuma Arquitetos Associados
Casa Maracanã, São Paulo
Categoria residências

Inteligente no aproveitamento do terreno e na escolha dos materiais e do sistema construtivo, o projeto desta casa urbana, concebida por e para arquitetos, foi vencedor na categoria que tradicionalmente tem forte apelo sentimental para os profissionais da área.

De autoria do trio Danilo Terra, Juliana Assali (ambos formados pela FAU/Mackenzie em 2003) e Pedro Tuma (FAU/Mackenzie, 2004), do escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados, ela está localizada na Lapa, bairro predominantemente residencial da zona oeste de São Paulo, em terreno conciso e com topografia em declive.

A casa se desenvolve em três pavimentos, abaixo e acima da cota de acesso, na qual estão implantados a garagem e o hall de distribuição da circulação vertical. Ocupando toda a largura do lote, as empenas laterais desempenham também o papel de muros de divisa e, estruturais, são feitas com bloco de concreto autoportante.

Assim, os oito metros de largura do ambiente social ficam livres da interferência de pilares e a residência ganha um aparente espaço extra, qualificado pelo pé-direito duplo e pelo confortável aporte da iluminação natural.

Há jardins na frente e nos fundos ladeando a sala de estar da cota inferior, dela separados por caixilhos de altura total que tornam indistintos os limites entre o edificado e os espaços livres.

Em contrapartida, o mezanino transversal, no nível intermediário, sinaliza a passagem do setor social para o de serviços e o estúdio, situados lado a lado na porção frontal e rebaixada do terreno. A extrema simplicidade dos materiais - blocos de concreto autoportantes ou de vedação, sem revestimento - faz par com a exposição das tubulações, piso e escadas de concreto, todos aparentes. O cuidado na seleção dos fornecedores, por exemplo, garantiu a proximidade entre seus tons de cinza, tão claros quanto possível.

No andar superior, os dormitórios (três no total) dividem uma faixa de pouco mais de três metros de largura por oito de comprimento, compartilhando o banheiro que, sobressalente na fachada frontal, tem revestimento externo decorativo. O padrão de traços e círculos, nas cores branca, preta e vermelha, foi concebido pelo artista plástico Alexande Mancini.


Danilo Terra, Juliana Assali e Pedro Tuma

Ficha Técnica

Casa Maracanã
Local São Paulo, SP
Início do projeto 2008
Conclusão da obra 2009
Área do terreno 140 m2
Área construída 185 m2
Arquitetura Terra e Tuma Arquitetos Associados - Danilo Terra, Pedro Tuma e Juliana Assali (autores)
Painel de azulejos Alexandre Mancini
Paisagismo Gabriela Omaghi
Construção RKF
Fotos Pedro Kok

Texto de Redação| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 394
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora