A produção residencial é exceção na obra de Francisco Spadoni. Este projeto, contudo, trata da reforma da morada do arquiteto, completamente reformulada após mais de uma década já habitando o local. Restaram as lajes e alguns trechos de paredes da casa, que, localizada no bairro do Sumaré, em São Paulo, ganhou espaço interno dado o seu alargamento lateral.
Junto à divisa esquerda, a parede de vedação foi substituída por viga metálica e seus engates na estrutura existente, complementando o sistema a nova parede, deslocada, de concreto aparente.
Projeto e obra andaram quase que simultaneamente em função da necessária prospecção, in loco, das potencialidades estruturais da residência, de modo que cada nova abertura tenha sido desenhada individualmente, caso a caso.
Com os novos vãos, então, a transição direta otimizou a iluminação natural e a mútua visualização entre todos os setores sociais, o que faz a casa parecer muito maior do que é na realidade.
Na reforma, o arquiteto criou ainda um escritório/biblioteca nos fundos do lote, sobre o qual se localizam, no segundo pavimento e na cobertura, o dormitório do filho e um terraço para o desfrute da vista da cidade.
Francisco Spadoni
Francisco Spadoni é formado na FAU/Puccamp, com pós-graduação pela École d’Architecture de Paris Villenium e doutorado pela USP.
Residência unifamiliar
Local São Paulo
Data do início do projeto 2010
Data de conclusão da obra 2010
Área construída 105m²
Arquitetura Spadoni AA
Estrutura Marcel Mendes
Paisagismo Célia Alves
Fotos Tiago Andrade
ENVIE SEU COMENTÁRIO
Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!
Assine agora