Especial: Casas pequenas no Brasil e no Japão

Francisco Spadoni: Casa própria, São Paulo

A produção residencial é exceção na obra de Francisco Spadoni. Este projeto, contudo, trata da reforma da morada do arquiteto, completamente reformulada após mais de uma década já habitando o local. Restaram as lajes e alguns trechos de paredes da casa, que, localizada no bairro do Sumaré, em São Paulo, ganhou espaço interno dado o seu alargamento lateral.

Junto à divisa esquerda, a parede de vedação foi substituída por viga metálica e seus engates na estrutura existente, complementando o sistema a nova parede, deslocada, de concreto aparente.

Projeto e obra andaram quase que simultaneamente em função da necessária prospecção, in loco, das potencialidades estruturais da residência, de modo que cada nova abertura tenha sido desenhada individualmente, caso a caso.

Com os novos vãos, então, a transição direta otimizou a iluminação natural e a mútua visualização entre todos os setores sociais, o que faz a casa parecer muito maior do que é na realidade.

Na reforma, o arquiteto criou ainda um escritório/biblioteca nos fundos do lote, sobre o qual se localizam, no segundo pavimento e na cobertura, o dormitório do filho e um terraço para o desfrute da vista da cidade.


Francisco Spadoni

Francisco Spadoni é formado na FAU/Puccamp, com pós-graduação pela École d’Architecture de Paris Villenium e doutorado pela USP.



Ficha Técnica

Residência unifamiliar
Local São Paulo
Data do início do projeto 2010
Data de conclusão da obra 2010
Área construída 105m²
Arquitetura Spadoni AA 
Estrutura Marcel Mendes 
Paisagismo Célia Alves
Fotos Tiago Andrade

Texto de Evelise Grunow | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 381
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora