AsBEA 2016 - Prêmio Obras - Residências

Lazer durante o dia conforto à noite

Residência LG, Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Bragança Paulista, SP

A demanda por uma residência unicamente voltada ao lazer, mas com conforto e privacidade, trouxe 
aos autores a ideia de criarem “duas casas”: uma para uso diurno, em pavimento baixo e conectada ao exterior, 
e outra noturna, em pavimento alto, permitindo aconchego e distanciamento do térreo

O terreno de 10 mil metros quadrados, com leve declive e contíguo a uma belíssima mata nativa, definiu a implantação dos dois blocos. O primeiro, térreo, paralelo à rua, para chegada e áreas de apoio. No segundo, separado por generoso pátio de serviços, desenvolve-se o programa noturno e diurno. Ambos estão ligados por passarelas suspensas. 

No bloco maior, com dois pavimentos, o mais alto encontra-se em nível de chegada e concentra o programa de núcleo familiar - semelhante à planta de um apartamento -, com sala, cozinha e dormitórios. Neste, estão contempladas atividades “noturnas”, como leitura, biblioteca, jogos, filmes e gastronomia. Abaixo, no “pavimento diurno”, há uma segunda cozinha, dormitórios para hóspedes e varandas sociais para o lazer. O contato com a mata, amplos gramados e alamedas definem as atividades “diurnas”. A união entre os dois programas se dá através de uma generosa varanda com pé direito duplo, em estrutura de concreto aparente e um muxarabi que a protege do sol nascente.

A estrutura da residência, assim como na varanda, é predominantemente de concreto aparente, incluindo paredes e lajes. Sustentada por pilotis de aço, o volume parece flutuar sobre o solo. O programa foi sintetizado por volumes elegantes e bem assentados, que segundo os autores, resultaram em um aspecto despojado e típico de uma casa de campo. Todos ambientes da casa, em condomínio fechado no interior de São Paulo, são voltados à mata nativa.

A floresta exuberante do entorno vem de encontro à morada, que utliza recursos de paisagismo e de acabamentos - como o piso único interno e externo - para criar a dúvida entre quando se está dentro ou fora da casa. Grandes aberturas e panos de vidro, bem como a iluminação natural através de domos, trazem leveza e frescor para a residência.

Ficha Técnica

Residência LG
Local Bragança Paulista, SP
Ano do projeto 2011
Ano de conclusão da obra 2014
Área do terreno 10.631 m²
Área construída 1.137 m²

Arquitetura Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Henrique Reinach e Maurício Mendonça (autores), Tony Chen, Victor Gonçalves, Camila Osele, Taís Vieira, 
Luena Vettorazzo, Raquel Gonçalves, 
Silvia Mori, Venâncio Alves, Flávia Henriques, Manuel Tojal, Guilherme Nakata, Lucas Ferreira, Lucas Pohl e Alessandra Musto (colaboradores)

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 434
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora