AsBEA 2016 - Prêmio Obras - Projetos especiais

Transformação para pessoas

Orla Conde, Backheuser Arquitetura e Cidade - Rio de Janeiro, RJ

A partir da Operação Urbana Porto Maravilha e da demolição da via Perimetral, a Orla Prefeito Luiz Paulo Conde integra o processo de transformação e ressignificação local. O enterramento da via expressa devolveu uma imensa área à capital fluminense, sob o conceito de cidades para pessoas, e não para carros

O arquiteto e urbanista João Pedro Backheuser, junto ao catalão Ignasi Riera, do escritório B+ABR, desenhou em 2012 uma nova borda para a baía, região que na época ainda era sinônimo de decadência. Não imaginavam que, quatro anos depois, os pedestres pudessem caminhar pelo trajeto, muito menos que esta seria uma das vedetes urbanas dos Jogos Olímpicos - fato que chegou a preocupar o autor inicialmente, mas que o deixou satisfeito ao perceber que o projeto e materiais eram resistentes e eficientes.

O projeto se estende por quase três quilômetros em uma área aproximada de 30 hectares, ao longo da Baía de Guanabara. Dividido em sete trechos (Boulevard, Praça Mauá, 1oDN, Esplanada da Candelária, Praças dos Centros Culturais, Praça XV e Praça da Misericórdia), o plano urbano supriu a necessidade de requalificar a área após a demolição do elevado. O espaço público que havia sido tomado pelas vias de tráfego de carros ao longo do tempo foi então devolvido à população, com espaços livres que formatam um percurso por praças e museus, atividades de lazer e cultura.

A estátua do Barão de Mauá foi realocada para o eixo de visão dos três principais pontos de acesso à praça, a Avenida Rio Branco, o Boulevard e o caminho do 1º Distrito Naval. A pavimentação do percurso e das praças se dá predominantemente em granito cinza e alguns mosaicos de cores variadas. Outros trechos estão pavimentados em concreto, em misto de paralelepípedos e grama, pedras ou deques de madeira. Os meios de transporte também foram considerados, com ciclovias e implantação de VLT no local. Itens de mobiliário urbano ora são projetos especiais do designer Guto Índio da Costa, ora foram fornecidos pela empresa mmcité8. Ao longo do trajeto, foram plantadas mais de 50 espécies vegetais de portes distintos.

Ficha Técnica

Orla Prefeito Luiz Paulo Conde
Local Rio de Janeiro, RJ
Ano do projeto 2013
Ano de conclusão da obra 2016
Área de intervenção 300.000 m²

Arquitetura Backheuser Arquitetura e Cidade - João Pedro Backheuser (autor), Ignasi Riera Mas, Enrique Valiente, Javier Zaldivar, Andre Sanchez, Mikel Barriola, Paolo Nadalin, Pilar Tejero, Rosario Portillo, Toni Soler e Victor Pastor (colaboradores)

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 434
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora