AsBEA 2016 - Prêmio Obras - Edifícios industriais

Leveza voltada para a praça

Fábrica de Tintas e Sistemas de Segurança, LoebCapote Arquitetura e Urbanismo - Rio de Janeiro, RJ

Diversas edificações foram necessárias para atender ao complexo programa, com fábrica, escritórios, laboratórios, biblioteca, restaurante, cafeteria, 
clube de funcionários e jardins tropicais. A solução foi interligar e humanizar o programa, trazendo leveza e luminosidade voltadas a uma grande praça

Um imenso complexo de 26.000 metros quadrados para produção de tintas de segurança em impressão de papel moeda, um projeto cuidadoso com a segurança e controles de qualidade. Desafio aceito pelos autores, que tiveram a premissa de incluir todas as rotinas dos funcionários em um mesmo terreno, incluindo restaurantes e áreas de descanso, visto que o bairro não dispõe dessas ofertas. A escolha pela região se justifica pela proximidade com a Casa da Moeda, que facilita o acesso logístico.

O que poderia se tornar pesado e hermético se tornou leve e iluminado no projeto proposto. Os volumes foram distribuídos de forma regular, em estrutura metálica, com aberturas para varandas, pontes e marquises, que permitem e incentivam os funcionários a caminhar e usufruir da praça e área verde para a qual se abrem. Também, o sistema de pontes permite acesso rápido e direto ao restaurante e cafeteria. As cores escolhidas para os acabamentos dos prédios, as telas e os elementos vazados trouxeram conforto e luminosidade para os ambientes, fugindo do contexto de uma fábrica comum.

O projeto contou com a reforma dos galpões existentes e um novo edifício administrativo com quase 200 metros de extensão, em um volume de apenas dois andares, com concreto armado in loco e cobertura metálica, que integra os demais e cria o espaço da praça. A intervenção previa ainda atuação no solo, visto que as vias de circulação de veículos estavam rebaixadas um metro em relação à cota dos galpões. Fato solucionado com o restauro do terreno e o desenho de uma nova via de acesso aos blocos existentes.

Para aumentar a sensação de conforto, um espelho d’água acompanha toda a nova edificação, que se encontra em uma espécie de ilha, enquanto uma marquise permite sombreamento do espaço.

Ficha Técnica

SICPA - Fábrica de Tintas e Sistemas de Segurança
Local Rio de Janeiro, RJ
Ano do projeto 2010
Ano de conclusão da obra 2015
Área do terreno 130.000 m²
Área construída 26.000 m²

Arquitetura LoebCapote - Roberto Loeb, Luis Capote, Damiano Leite e Chantal Longo (autores), Nicola Pugliese, Francisco Cassimiro, Jenniffer dos Reis, Érica Urbani, Noemi Fernandez, Mariana Pierobon, Ludovica Leone, Juliana Lovato, Maria Carolina Simões, Priscila Cunha, Jimena Veja, Cristina Sin, Estevam Martins, Elisa Felca, Gabriela Torres, Maria Pia Laloni, Karina Loekmanwidjaja, Marina Santos, Thais Peres, Roberto Bittar, Claudia Oréfice, Cecilia Mesquita e Josué Castilho (colaboradores)

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 434
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora