AsBEA 2016 - Prêmio Obras - Edifícios e conjuntos residenciais

Aberturas voltadas para a praça

Edifício KIEV, Arquitetura Nacional - Porto Alegre, RS

Na intenção de permitir ao filho que repetisse suas próprias histórias de infância, propiciando a ele a chance de crescer em um bairro tranquilo e próximo à casa dos avós, a dupla de arquitetos Eduardo e Elen Maurmann projetou o edifício Kiev, dando forma ao plano do casal

A estrutra do edifício é independente, formada por concreto armado e lajes planas em concreto aparente, para eliminar a interferência das vigas - presentes apenas no núcleo central de circulação, permitindo pé-direito de 2,8 metros em toda área social, corredores e suíte, além de pilares -, todos elementos moldados e preenchidos com concreto in loco. São cinco apartamentos com 136,70 metros quadrados de área, térreo e cobertura, totalizando área construída de 1.000,72 metros quadrados. A laje dos apartamentos é plana, em concreto aparente, com pé-direito interno de 2,8 metros.

A fachada principal recebeu fechamento com esquadrias de alumínio em três folhas, cada uma com 3,2 x 2,4 metros, que geram vão livre de 6,40 metros quando abertas. Estas foram fixadas na parte frontal da viga, aumentando a sensação de amplitude e transformando a sala em uma grande varanda.

A planta baixa de cada apartamento é bastante flexível, visto que as áreas molhadas foram implantadas nas extremidades das unidades, permitindo diversas soluções de leiaute e que cada uma das moradias possa ter sua própria identidade. A planta mais tradicional é composta por dois dormitórios e uma ampla suíte, já a versão alternativa apresentada pelos arquitetos é formada por uma grande suíte, com closet conectado a um escritório para home office.

Além dos cômodos pessoais, cada apartamento tipo possui salas de estar e jantar, cozinha com churrasqueira, banheiro social e lavanderia. Uma das unidades conta com um terraço privativo, acessado pela cozinha e dormitórios, e a cobertura possui um terraço, também de uso exclusivo. Para liberar espaços de privacidade a cada um dos moradores, as circulações e espaços comuns são enxutos, pensados para garantir maiores áreas privativas.

Ficha Técnica

Edifício KIEV
Local Porto Alegre, RS
Ano do projeto 2013
Ano de conclusão da obra 2016
Área do terreno 291 m²
Área construída 1.000 m²

Arquitetura Arquitetura Nacional - Eduardo L. Maurmann (autor), Elen B. N. Maurmann, Paula Otto, 
Lucas Pessatto (colaboradores)

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 434
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora