AsBEA 2016 - Prêmio Obras - Edifícios comerciais

Multifuncional com total integração

Vogue Square, SCC Arquitetos Associados - Rio de Janeiro, RJ

Um complexo multiúso com hotel, shopping center, salas comerciais, centro de convenções e academias de ginástica e tênis, foi o desafio proposto ao arquiteto Sérgio Conde Caldas para um terreno na avenida das Américas, em local que o plano urbanístico de Lucio Costa prevê o limite 
de 70 metros para utilização comercial

O terreno, com 134 metros de testada e 246 metros de profundidade, propunha uma implantação mais distribuída. Pelo plano de Lucio Costa, que prevê que a utilização comercial não se dê além dos 70 metros de afastamento da avenida, o adensamento frontal seria inevitável. Este problema inicial foi minimizado pela utilização mista da edificação. Para isso, um centro de compras foi criado como espaço de passagem e distribuição dos fluxos do edifício, e se tornou o eixo de ligação entre os acessos do hotel, das salas comerciais, centro de convenções e academias de ginástica e tênis. O desafio de conseguir unir, em um desenho contínuo, os diversos programas que visavam diferentes públicos, foi então atingido.

A utilização da topografia existente propiciou que o projeto evoluísse em dois níveis térreo, um voltado à avenida das Américas e outro para uma praça interna qualificada por extensos espaços verdes e grande sombreamento, na intenção de incentivar tanto a permanência como o percurso dos usuários. A integração com o interior se faz, portanto, de forma gradativa, através de diferentes micro-ambientes.

A habilidade no planejamento da implantação da unidade hoteleira se dá privilegiando a vista dos quartos, que em sua maioria estão voltados para a área de preservação ambiental vizinha ao terreno. O centro de convenções e o centro de compras, por sua vez, funcionam também como atrativos, estrategicamente localizados no centro da obra: o shopping, em um dos níveis térreo, enquanto o centro de convenções localiza-se no subsolo. Ao fundo do terreno, foram posicionados o clube de tênis e academia, fechando o ciclo multiúso proposto pelo autor.

Ficha Técnica

Vogue Square
Local Rio de Janeiro, RJ
Ano do projeto 2013
Ano de conclusão da obra 2016
Área do terreno 33.000,90 m²
Área construída 65.266,92 m²

Arquitetura SCC Arquitetos Associados - Sérgio Conde Caldas e João de Sousa Machado (autores) Glauco Lobato, Caleb Chaves, Rui Santos, Elaine Leão, Luiza Velasco, Renata Levy e Luciana Albuquerque (colaboradores)

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 434
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora