Case

Curvas e cores em madeira

A madeira é um dos materiais que predominam na nova sede da Câmara de Comércio Árabe‑Brasileira, inaugurada este ano, em São Paulo. A empresa Móveis Fenix foi a responsável por criar paredes e mobiliário especial, a partir dos desenhos do arquiteto Ruy Ohtake, autor do projeto de arquitetura e interiores

Os dois pavimentos projetados por Ruy Ohtake para a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira integram um edifício na avenida Paulista - também de sua autoria - e contam com ampla flexibilidade espacial. O renomado arquiteto distribuiu os ambientes nas extremidades e criou um espaço central marcante em cada andar, permitindo que se realize um percurso mais circular.

Contando com madeira, vidro e tecido, o projeto mescla formas retas e curvas, cores neutras e vibrantes, gerando ambientes com diversidade visual. Para desenvolver e instalar as paredes de madeira presentes no layout, o escritório Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo indicou ao cliente uma parceira de mais de 10 anos, a Móveis Fenix, que foi fundada em 1987 com a missão de executar móveis especiais para diferentes aplicações com ênfase em projetos comerciais e corporativos. De acordo com Ohtake, é fácil trabalhar com a empresa por causa do relacionamento direto e construtivo. “Eles entendem as intenções e proporções do desenho, além de mostrarem provas de cada peça para comentários”, explica.

No décimo primeiro andar, muxarabis de madeira com entrada em arco isolam a recepção, embora permitindo visão parcial dos interiores. O elemento nuclear é um auditório redondo com paredes externas em madeira laqueada na cor vinho; internamente, um painel azul foi mesclado a um muxarabi branco em alto relevo (ambos de madeira laqueada acetinada), formando uma padronagem singular. É possível apreciar peças da cultura árabe expostas em nichos com diversos formatos e tamanhos criados junto às divisórias (voltados à circulação dos dois andares, mas também no interior de algumas salas).

Todo o material é produzido com tecnologia de ponta em fábrica de 9 mil metros quadrados em Itatiba, São Paulo, e já chega pronto para instalação. Segundo Carlos Eduardo Bianchi de Andrade, diretor comercial da Móveis Fenix, a empresa, que já exportou e realizou obras em mais de 20 países, conta com equipes aptas a desenvolver as melhores soluções construtivas.

Coube à Móveis Fenix criar ainda portas, balcões, armários, estantes, mesas de trabalho e reunião, entre outros - todos utilizando produtos com certificação ambiental FSC®. Na sala do conselho, por exemplo, chama a atenção uma mesa oval com capacidade para 25 lugares. A base é de madeira laqueada acetinada na cor vermelha e o tampo é de madeira freijó cimentício, com uma ampla cavidade central. Outra criação exclusiva de Ruy Ohtake, que ele também destaca pela excelente execução, são as duas mesas da presidência, que têm forma triangular, mas com lados assimétricos.

 

www.moveisfenix.com.br
(11) 4487-6300

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 438
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora