COLUNAS

FAU-Mackenzie 100/70 anos

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, pioneira no Estado de São Paulo, comemorou, em agosto de 2017, 70 anos de sua fundação e o centenário do Curso de Arquitetura, originado na Escola de Engenharia. Responsável pela formação de inúmeros arquitetos de destaque nos cenários nacional e internacional, e reconhecida por sua ênfase no projeto de arquitetura, a FAU-Mackenzie possui atualmente dois cursos de graduação - Arquitetura e Urbanismo, e Design, com cursos de mestrado, doutorado e especialização.

O século 20 foi marcado pela urbanização da sociedade e, no seu curso, inúmeras foram as transformações que ocorreram nos territórios, nas relações sociais. Neste final da segunda década do século 21, as cidades correspondem a um cenário intricado de possibilidades e desafios para arquitetos, urbanistas e designers.

A crescente e desigual urbanização, as rápidas mudanças dos modos de vida e as inovações tecnológicas e informacionais configuram situações complexas, impondo novos desafios ao ensino e à formação profissional. É fundamental a atualização constante das formas de projetar e de intervir nas cidades, em seus contextos sociais, em sua paisagem e patrimônio construído, de modo a reforçar o papel estratégico destes profissionais. O projeto deve ser entendido como processo, instrumento de concepção e “desígnio”, capaz de dar conta da complexidade da realidade em suas múltiplas dimensões socioespaciais, objeto de mediação de “conflitos e desejos” entre os diversos atores que constroem e habitam as cidades.

Na atualidade, a formação em Arquitetura, Urbanismo e Design deve ter como propósito preparar profissionais proativos, aptos a responder às demandas sociais, com capacidade técnica e raciocínio crítico para articular saberes e equipes transdisciplinares, identificar temas potenciais e desenvolver soluções inovadoras em múltiplos contextos de incertezas e de rápida transformação.

O processo didático-pedagógico da FAU‑Mackenzie, fundamentado em ateliês, relaciona o conhecimento a proposições e conceitos relevantes na estrutura cognitiva, através da constante interação entre professores e alunos, com temas e problemas concretos que abordam diversas escalas – do edifício (ou do objeto) à cidade. O protagonismo estudantil aliado às atividades de pesquisa e de extensão completam a sólida formação. Estimula-se a educação continuada e o aperfeiçoamento constante em âmbito de pós‑graduação como requisitos atuais para o exercício da profissão nas mais diferentes áreas de atuação.

Ao longo do século 21, a FAU-Mackenzie manterá seu pioneirismo e sua atualidade. Seu principal compromisso é a formação e a capacitação de profissionais críticos, atualizados e aptos para contribuir com um país melhor, com uma sociedade mais justa e equitativa.

 

Angélica Benatti Alvim é arquiteta e urbanista, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo. Atual diretora da FAU- Mackenzie.
Lucas Fehr é arquiteto e urbanista, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo. Atual coordenador do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-Mackenzie.

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 439
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora