Vigliecca & Associados: Centro de pesquisas na Ufscar, São Carlos, SP

Pesquisa em células independentes

Atravessados por rua interna central, quatro pares de laboratórios conformam o polo de pesquisas inaugurado recentemente na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), município do Noroeste do estado de São Paulo. A autoria do projeto é de Héctor Vigliecca e equipe, cuja experiência no desenvolvimento de obras de grande porte, a maioria pública, repercutiu positivamente neste trabalho de considerável complexidade programática.


Cada um dos oito laboratórios que compõem o Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia da UFScar possui intrincada demanda espacial e técnica, o que, embora fosse apenas vislumbrado por Héctor Vigliecca e equipe quando, em 2009, participaram do concurso fechado para a concepção do complexo, apontou aos arquitetos o caminho para a proposição do seu projeto vencedor. As unidades de pesquisa - galpões metálicos distanciados entre si - funcionam como células independentes cuja infraestrutura técnica corre por passarela suspensa. Complementa a tríade do partido arquitetônico a criação de pátios entre os laboratórios, que servem à ventilação e à iluminação naturais dos interiores.

Foram adotados pelo projeto componentes pré‑fabricados: chapas metálicas, painéis de vidro, piso permeável em placas, pilares e treliças metálicas, cobertura em telhas de aço galvanizado. Seja pela longa permanência dos pesquisadores no espaço, seja pela natureza crítica das atividades nele desenvolvidas, com a manipulação de gases e materiais combustíveis, por exemplo, a ventilação natural foi assunto central no desenvolvimento da proposta. O corte transversal dos laboratórios evidencia a estratégia de permitir a entrada do ar proveniente dos pátios internos através de venezianas reguláveis localizadas a média e baixa alturas das fachadas longitudinais, e o seu posterior escape por chaminés nas coberturas. Semicobertos por brises metálicos, os pátios são também ventilados e iluminados naturalmente, o que configura a confortável ambiência das edificações, localizadas em região de clima quente rigoroso.

Uma rua interna de pedestres serve de acesso comunitário às diversas unidades de pesquisa, tendo nas extremidades leste e oeste os equipamentos de uso comum. Na primeira estão localizados o auditório e a sala de conferências, ladeados por espelho d’água de geometria triangular que deverá servir de reservatório para tratamento de águas pluviais; na segunda, há os vestiários.

O acesso às passarelas técnicas, suspensas, ocorre através das extensas rampas que têm presença marcante nas fachadas, resultando o complexo da harmoniosa conjunção de volumes isolados, notadamente das oito unidades de pesquisa. A construção, assim, é dispersa na área de implantação, mas as circulações desempenham papel agregador. Vale destacar os esforços de todos os envolvidos para a efetivação do projeto ao longo de seis anos de desenvolvimento, período em que a situação financeira do patrocinador, a Petrobrás, sofreu reveses drásticos.


Vigliecca & Associados


Criado em 1996, o escritório de arquitetura formado pelos sócios fundadores Héctor Vigliecca e Luciene Quel e pelos associados Paulo Serra, Ronald Fiedler, Neli Shimizu e Caroline Bertoldi possui equipes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Desenvolve trabalhos arquitetônicos e urbanísticos, com ênfase em projetos urbanos de grande escala. Sua vasta produção abrange habitação de interesse social, arenas esportivas, edifícios institucionais e centros culturais, reurbanização e requalificação de espaços públicos



Ficha Técnica

Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia da UFScar
Local São Carlos, SP
Data do início do projeto 2006
Data da conclusão da obra 2015
Área do terreno 21.160 m2
Área construída 3.593 m2
Arquitetura e urbanismo Vigliecca & Associados - Héctor Vigliecca, Luciene Quel, Ruben Otero, Ronald Werner Fiedler e Neli Shimizu (autores); Adda Ungaretti e Paulo Serra (equipe); Luci Maie (administrativo)
Coordenação CCET/Ufscar - Ernesto A. Urquieta-González
Administração Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI)
Assessoria institucional Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF/Ufscar)
Assessoria técnica Deciv/Ufscar - Sandra Mota Silva
Gerenciamento e fiscalização  José Luís Morelli
Estrutura Stec do Brasil
Instalações Grau
Acústica Livre Arquitetura
Conforto ambiental A. R. Frota Arquitetura
Instalações laboratoriais Imprint do Brasil
Renderizações hmoz
Paisagismo Rodolfo Geiser e Christiane Ribeiro
Construção Ambiental Ribeirão Preto Serviços
Instalações elétricas e iluminação Jabu
Fotos Leonardo Finotti

Fornecedores

Arcontemp (ar-condicionado e ventilação)
X-Project (lógica, dados e voz)
Refax (revestimentos de fachadas e brises)
Multitec (forros e divisórias)
Firestone (cobertura)
DJ (portas, armários e revestimentos acústicos)
Graves & Agudos (som e projeção)
Lab Linea (instalações laboratoriais)
Linde Gases (rede de gases)
Unimóveis, MAQ1000 (mobiliário)


Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 427
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora