Studio Prudencio: edifício institucional, Belo Horizonte, MG

Conexão por praça elevada

O mais recente edifício das instalações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG), que fica na avenida Barão Homem de Melo, no Nova Suíça, bairro da região oeste da capital mineira, foi projetado pelo Studio Prudencio. Escolhida em concurso público, a proposta do escritório de Porto Alegre teve, entre outros méritos, o de desenhar a uma praça elevada para conectar as duas construções mais altas do conjunto

Realizado na segunda metade da década passada, o concurso de arquitetura para a seleção da sede do Centro de Referência em Empreendedorismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) teve como vitorioso o trabalho inscrito pelo arquiteto gaúcho Andreoni Prudencio, um dos sócios do Studio Prudencio. A competição foi realizada em duas etapas - na segunda fase a proposta do estúdio gaúcho deixou para trás as soluções defendidas por Francisco Spadoni e Enrique Brena (PROJETO 345, de novembro de 2008). As obras deveriam começar em meados de 2009 e tinham prazo estimado em cerca de 12 meses.

No entanto, uma série de circunstâncias - entre as quais as dificuldades que a empresa contratada para a empreitada enfrentou com as obras de fundação - fizeram com que esse prazo se dilatasse, e o trabalho só foi concluído no segundo semestre do ano passado. Mas a construção manteve, na essência, a configuração prevista no projeto original. À época da competição, o autor a definiu como o elemento integrador que vinha estabelecer uma nova ordem para o conjunto, articulando-se com as preexistências e proporcionando a requalificação pretendida, além de também estabelecer novos acessos e conexões.

No memorial, Prudencio escreveu que o partido que ele adotara no concurso obedecia às premissas definidas no programa da competição - este pedia, de forma clara, dois setores distintos para o edifício: administrativo e eventos. O projeto equacionou essa recomendação articulando um prédio constituído por um bloco único na forma de uma barra - que tem uma das extremidades em balanço - com uma base mais larga. A separação dos setores ocorre nos pavimentos: enquanto o térreo foi destinado aos eventos, os andares superiores do conjunto são ocupados pelas atividades administrativas da instituição.

Estruturado em concreto, o volume alargado acomoda os andares de garagens, sendo arrematado pelo piso térreo, onde estão concentrados os espaços para eventos, cursos e treinamentos. É nessa cota que se dá o primeiro entrelaçamento com uma das construções pré-existentes (o edifício institucional do Sebrae/MG, construído na década de 1990, projetado pelos arquitetos Alexandre Senra e Luciana Ripari Machado).

A praça elevada que Prudencio estabeleceu como cobertura de parte desse espaço de congregação é um dos pontos de destaque da composição - é ela que conecta as duas construções que, física e cronologicamente, estão distanciadas. A barra superior (destinada às atividades administrativas) é um prisma horizontal translúcido de fácil leitura e compreensão. Seu fechamento externo foi realizado com vidros sobre esquadrias de alumínio - uma segunda pele (uma diáfana cortina em tela de aço inoxidável) ameniza a insolação incidente sobre as faces noroeste e sudeste, mais extensas. A intenção inicial era que a superfície envidraçada (da área em balanço) pudesse ser utilizada como um grande outdoor.

A construção é um pórtico metálico treliçado, que ocupa a altura dos três pavimentos complementados por perfis metálicos transversais, que amarram e dão ao conjunto a necessária rigidez. À estrutura metálica se juntou uma série de pilares em concreto e lajes protendidas pré-moldadas, além do steel deck.

 

Studio Prudencio
O Studio Prudencio foi constituído por Andreoni Prudencio (FAU/UFRGS, 1997) em 2007 tendo atualmente como associado Miguel Esnaola (FAU/UFRGS 2008), que ingressou no escritório em 2009



Ficha Técnica

Centro de Referência em Empreendedorismo do Sebrae/MG
Local Belo Horizonte, MG
Data do início do projeto 2009
Data da conclusão da obra 2016
Área construída 16.000,00 m²

Arquitetura Studio Prudencio - Andreoni Prudencio, Bernardo Generosi, Miguel Esnaola, Crislaine Araújo, Geison Borges, Marcel Trescastro, Rodrigo Conceição, Marcela Green, Raquel Smidt, Monique Genari, Priscila Lerias, Renata Zen, Isadora Pedrollo, Úrsula Mello, Karen Grabin, Fernanda Antônio, Juliana Ziebell e Marcelo Della Giustina
Estrutura Simon Engenharia
Elétrica, lógica e automação Zabkaledur Engenharia Elétrica
Hidrossanitário Cyro Carlos Bonetto Silva
Climatização Projetos Avançados Engenharia
Prevenção contra incêndio Segurança Engenharia Projetos e Construções
Orçamento Plante Engenharia
Construção Termoeste Engenharia e Instalações
Apoio Sebrae à obra Marilene Fátima Neves Silva Villela, Leonardo Miranda Mello, Gilman Rodrigues e Omar Souki
Fotos Marcelo Donadussi

Fornecedores

BM Consultoria em Esquadrias e IESA Soluções em Alumínio (esquadrias)
Cebrace (vidros)
Medabil (estrutura metálica)
Ecotelhado (telhado verde)
Di Martino Indústrias Metalúrgicas (sistema de sombreamento)
Alexandre Mancini (painel artístico)
Fab (pisos elevados)
Interface (carpetes)
Dacapo Revestimentos Cimentícios Especiais (piso externo)
Hunter Douglas (forros)
Design On Divisórias (divisórias)
Home Office Móveis para Escritório (mobiliário)
Herman Miller e Vitra (cadeiras)
Itaim (iluminação)

Texto de Adilson Melendez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 438
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora