Studio Libeskind: Edifício Vitra, São Paulo

Escultura cristalina

O Itaim Bibi, bairro nobre da zona oeste de São Paulo, é o cenário da primeira obra do arquiteto polonês naturalizado norte-americano Daniel Libeskind na América do Sul. Projetada com o apoio do escritório local Pablo Slemenson Arquitetura, a torre multifacetada, inaugurada neste ano, é envolta por pele de vidro, que oculta 14 luxuosos apartamentos (um por andar e mais a cobertura duplex).

Daniel Libeskind é autor de projetos consagrados mundialmente, como o One World Trade Center (1 WTC), principal edificação do Marco Zero em Nova York (onde ficavam as Torres Gêmeas), e o Museu Judaico de Berlim, que, assim como o recém-inaugurado edifício residencial Vitra, em São Paulo, ostentam formas angulares expressivas. Seu processo criativo, como mostra um vídeo de divulgação da JHSF - incorporadora e construtora do empreendimento na capital paulista -, resulta não só do conhecimento técnico, mas de uma abordagem poética e sensorial em relação ao ambiente. Libeskind, que chegou a estudar música, diz que ouvir o espaço faz parte do seu amor pela arquitetura. “O edifício fica numa área linda e cheia de energia, mas é diferente da maioria das construções de São Paulo, sejam residências ou outras, no formato de caixas esticadas. Pensei que usando a luz da cidade deveria criar uma forma escultural (...) que se torna icônica não por meio de truques inteligentes, mas pela sua posição”, explica o arquiteto. 

Rodeado por construções com no máximo dois andares, o Vitra se destaca na paisagem pela volumetria e por ser inteiramente envolvido por vidro, recurso mais comumente empregado em projetos corporativos. Levemente refletivos e de baixa transmissão de calor, os vidros garantem que a visibilidade durante o dia ocorra apenas do interior para o exterior. No período noturno, a privacidade e a proteção de luz são propiciadas por cortinas de vedação que, como explica a equipe do escritório Pablo Slemenson Arquitetura, foram cuidadosamente estudadas para que se incorporassem às fachadas inclinadas: trilhos curvos permitem seu posicionamento paralelo aos pilares robustos e arredondados.

Para permitir a ventilação natural, mantendo o conceito de pele envidraçada, foi utilizado o o mecanismo de abertura oscilo-paralelo (abre e tomba). A adoção do sistema unitizado, em que as esquadrias chegam prontas na obra, com vidros e ferragens, permitiu que a montagem da fachada ganhasse rapidez. O edifício possui amplas sacadas, que, além de demarcar visualmente uma das suas faces, colaboram para o arejamento dos ambientes. O conforto acústico é favorecido pela escolha de vidros laminados e esquadrias de alumínio em espessura apropriada, além do uso de contrapiso flutuante e chapas duplas de gesso acartonado em algumas paredes.

Cada uma das 14 unidades residenciais tem planta exclusiva - sutilmente diferenciadas pela inclinação do edifício -, com medidas que variam de 565 a 1.145 metros quadrados (neste caso, a do apartamento duplex). No térreo estão localizados os espaços de lazer: spa, academia e lounge, além de uma piscina. A cobertura, que ocupa os dois últimos andares, possui ainda uma varanda com piscina privativa. A estrutura do Vitra é composta por lajes maciças de concreto e grandes vãos sem vigamento aparente. “Esse tipo de solução exige dos pilares a absorção total da carga de vento, diferentemente de uma estrutura convencional, em que as vigas recebem boa parte desse esforço, permitindo pilares mais esbeltos”, ressalta o escritório local.

A sustentabilidade, apresentada como um dos aspectos diferenciais do projeto, conta, entre outros itens, com placas solares de aquecimento de água, complementares ao sistema a gás, e com o reúso de águas pluviais para irrigação e lavagem de jardins. Além disso, garantiu-se que 20% de todo o insumo/material de construção e mobiliário fosse procedente de fornecedores situados a no máximo 800 quilômetros. Em conjunto, essas e outras soluções permitiram ao empreendimento obter o selo de Alta Qualidade Ambiental (Aqua).

Studio Libeskind
Nascido em Lodz, Polônia, em 1946, Daniel Libeskind migrou com a família para os Estados Unidos. Antes de se formar em arquitetura pela Cooper Union for the Advancement of Science and Art, em Nova York, em 1970, chegou a iniciar os estudos em uma escola de música. Possui pós-graduação em história e teoria da arquitetura pela School of Comparative Studies na Essex University, na Inglaterra, em 1972. Em 1989, venceu uma competição internacional para projetar o Museu Judaico de Berlim. Em 2013, foi o escolhido para criar o plano de revitalização do World Trade Center, em Lower Manhattan. O Studio Libeskind, criado pelo arquiteto em 1989, em Berlim, atualmente tem sedes em Zurique, Nova York e Milão, e está envolvido na concepção de projetos urbanos, culturais e comerciais diversificados



Ficha Técnica

Edifício Vitra
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto 2010
Data da conclusão da obra 2015
Área do terreno 1.810,60 m²
Área construída 14.429,85 m²
Arquitetura Studio Libeskind (autor do projeto conceitual) - Daniel Libeskind, Carla Swickerath, Joe Rom e Jay Kim (equipe); Pablo Slemenson Arquitetura (desenvolvimento do projeto de arquitetura) - Pablo Slemenson, Luciana Gomes Jorge, Alexandre Kroner e Luciana Lins (equipe)
Acústica Harmonia Acústica - Davi Akkerman
Ar condicionado MSA - Mário Sérgio Pintos de Almeida
Aspiração central Hayden do Brasil
Automação Bettoni
Bombeiros Bilim Guido Cypriano
Caixilhos Schüco - Michael Eidinger
Fechamentos Luxalum
Consultor de caixilhos Crescêncio Petrucci
Coordenação JHSF - Andrea Hasse
Interiores Dado Castello Branco
Elétrica e hidráulica Interativa
Estrutura de concreto JKMF - Mario Franco
Estrutura metálica VMC - Newton Nadruz
Fundações Consultrix
Impermeabilização Proiso
Luminotécnica Maneco Quinderé
Paisagismo Gilberto Elkis
Vedações Addor e Associados
Fotos Marcelo Scarpis

Fornecedores

PB Soluções (ancoragem para limpeza da fachada)
JCM (automação do portão de veículos)
Versati (banheira e metal do spa)
Lao (brinquedos do playground)
Atlantic Box (box de vidro do térreo)
Luxalum (montagem do caixilho da fachada)
Jacuzzi (banheira/spa)
Engemav (bombas de drenagem, recalque, instalações hidráulicas, elétricas e gás)
Portobello (cerâmica e porcelanato)
Autobras (CFTV, controle predial)
K1Z (comunicação visual)
Artinox (corrimão da escadaria, guarda-copos e grades)
Franke (cubas de aço inox)
Casa do Corten (divisórias de aço corten do jardim)
Atlas Schindler (elevadores)
Tele-Serv, 3Potencial, Moita (empreiteiras de mão de obra civil)
Engemav, Guarutherm (equipamentos de combate a incêndio)
Enthal (equipamentos de 
ar-condicionado, exaustão mecânica)
P4 (espelhos)
Armel (esquadrias de alumínio - caixilho interno)
Nordic (equipamentos para saunas)
JB (estrutura metálica)
Rack Brise (estrutura metálica de apoio aos brises)
Dorma (fechamento de vidro das jardineiras)
Papaiz (fechaduras e dobradiças)
La Fonte (ferragens das portas - áreas comuns)
Wallplac (forros e paredes de drywall)
Tauan (gesso liso)
Stemac (gerador)
Lumino (iluminação do térreo e mezanino)
Amplacon (impermeabilização)
Comarx (instalações especiais)
Pial Legrand (interruptores, tomadas de energia e espelhos)
Regatec (irrigação)
Deca (louças e metais)
Aubicon (manta acústica)
Athenee (mármores e granitos)
WN (painéis, portas especiais e portas shafts)
Agrovias (paisagismo)
Pintura 3 Futura Construção (pintura)
MT (tecnocimento)
Casulo Design (piso de madeira de demolição)
American Pisos (piso emborrachado)
Blindaço (portas blindadas)
Metalika (portas corta-fogo)
Kits Aero (portas de madeira)
Valer (portas para hobby box)
Progecto (portão da fachada e gradis)
Jatobá, Art Terra (pastilhas)
Kiir (revestimento de ACM
F3 (revestimento de PVC)
Palimanan (revestimento de piscinas e banheiros do spa)
Oliveira & Filhos (revestimento da sauna seca)
Thermen (sistema de aquecimento solar)
Glassec (vidros)

Texto de Camila Gonzalez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 423
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora