PERFIL: Studio Arthur Casas

Residências sobrepostas

Comportando apenas uma unidade por pavimento, as três construções terão no total 21 apartamentos

Fica no Cabral, bairro da região norte de Curitiba, próximo ao centro daquela cidade, o primeiro empreendimento residencial projetado pelo Studio Arthur Casas na capital paranaense. Desenvolvido para a AG7 Realty, tradicional incorporadora local, o Ícaro, como é chamado o conjunto, é constituído por três edifícios de alto padrão cujas propostas parecem sinalizar uma inflexão do cliente no sentido de melhorar a arquitetura de seus produtos - a AG7 é responsável por quase meia centena de edificações.

O conjunto está em implantação em um terreno resultante do remembramento de lotes da rua Vereador Garcia Velho, em seu trecho inicial, junto ao Graciosa Country, sofisticado clube curitibano. Comportando apenas uma unidade por pavimento (no total são 21), as três construções acomodam-se transversalmente no terreno de conformação irregular, que é mais largo que profundo, e foram desenhadas para operar como casas suspensas - os densos e belos jardins que as envolvem são de autoria da paisagista Renata Tilli.

A extensa experiência do autor com projetos residenciais se reflete no projeto dos edifícios de Curitiba, na quase ausência de limites entre exterior e interior - quando abertos, caixilhos, salas, áreas sociais e varandas são praticamente extensão um do outro.

A flexibilidade das plantas foi também outra preocupação do autor que, não raro, é contratado para projetar os interiores de apartamentos e se depara com soluções rígidas - “quase ‘irreformáveis’”, brinca o arquiteto Gabriel Ranieri, um dos diretores do estúdio. 

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 438
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora