PERFIL: Miguel Pinto Guimarães

Casa em níveis

A distribuição vertical do programa era uma prerrogativa a priori do projeto da casa no Rio de Janeiro, resultado da conjugação de características do lote - sua grande declividade e relativa pouca dimensão - com as exigências decorrentes do extenso e intrincado programa de necessidades.

A casa é habitada por casal e três filhos, sendo composta, além dos ambientes tradicionais domésticos, por área esportiva (o que inclui uma pista profissional de skate, uma raia para natação e, sob ela, uma academia de ginástica) e de atividades artísticas (uma sala de ensaio).

Ela se distribui em cinco pavimentos, cujo escalonamento vertical resulta da exigência legal para fosse respeitada a linha de projeção do corte original do terreno, e gera terraços sucessivos.

O acesso ocorre a meio nível da altura total da construção, sendo semienterrado o pavimento da sala de estar, cozinha, terraço e piscina. Sob ele, há um subsolo ventilado onde estão implantadas as áreas para atividades artísticas e culturais. Delas, tem-se acesso a um pequeno gramado.

Acima da cota de entrada estão os dois andares de dormitórios, coroados na cobertura por um terraço descoberto e acessível por uma claraboia retrátil. Nele, é ainda mais impactante a beleza da vista do entorno, voltada para a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor.

No que diz respeito ao sistema estrutural, paredes periféricas em concreto formam os pilares principais, enquanto que vigas metálicas vencem os 15 metros de largura do lote. Já as lajes de piso e cobertura (andares dos quartos) são do tipo Vierendeel, apoiadas em pequenos pilares redondos de aço. Por fim, há ainda vigas treliçadas, ocultas nos bancos de madeira que atuam como guarda corpos. Em sintonia com a certa irreverência do ambientes, as instalações são todas aparentes.



Ficha Técnica

Residência MB
Local Rio de Janeiro (RJ)
Início do projeto 2013
Conclusão da obra 2017
Área do terreno 321,19 m²
Área construída 470,96 m²
Arquitetura MPG Arquitetos Associados - Miguel Pinto Guimarães (autor); Adriana Moura (coordenadora de interiores); Renata Duhá (coordenadora de arquitetura); Melissa Paro e Viviane Mastrangelo (equipe)
Estrutura Abilitá
Luminotécnica Maneco Quinderé e Associados
Áudio e vídeo Evolusom
Paisagismo Alex Hanazaki
Construção Stewart Engenharia
Fotos Tuca ReinésAndré Nazareth (drone)

Fornecedores

Set & Art e Serpa, Tecnofeal (esquadrias)
Ornare (closet)
Rio Ramp Design (pista de skate)
CAP (marcenaria)
Trama Casa (cortinas)
Arquivo Contemporâneo, Tidelli (mobiliário)

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 448
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora