Arquiteto Paulo Bastos e Associados: Residência, Sapucaí-Mirim, MG

A identificação entre o arquiteto e professor Paulo Bastos e um aluno da hoje extinta Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos, SP, foi a faísca para o projeto desta casa de campo situada na área rural de Sapucaí‑Mirim, MG. Nela, o concreto - material protagonista do brutalismo, vertente arquitetônica da escola paulista à qual Bastos se alinhava - está amenizado pela combinação com tijolos aparentes, colunas de madeira e vigas metálicas.

Na entrada da propriedade – localizada na área rural de Sapucaí-Mirim, pequeno município mineiro na serra da Mantiqueira, na divisa com o estado de São Paulo -, à qual se chega depois de quilômetros de estradas de terra, a placa “A Obra” pouco esclarece. A enigmática informação refere‑se às mais de três décadas transcorridas entre o primeiro projeto para a residência de lazer/veraneio, datado do início da década de 1980 (quando ela começou a ser construída), seu abandono por um longo período e, finalmente, a conclusão da “obra”, que sobreveio à morte, em 2012, do arquiteto Paulo Bastos, autor da proposta.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante