MMBB Arquitetos: Residência, São Paulo

Empenas soltas definem partido de máxima ocupação. Duas empenas, da ordem de 15 metros de comprimento e alturas variáveis de quatro e 6,5 metros, sinalizam o máximo de ocupação do lote, obtido pela proposta da equipe do escritório MMBB Arquitetos para a residência no bairro City Boaçava, em São Paulo. O projeto conquistou a primeira colocação da Premiação IAB/SP 2008, na categoria edifício habitacional/obra concluída.

Equacionar a demanda por grandes espaços em terrenos relativamente compactos – sobretudo se analisadas condicionantes como a topografia e as restrições legais – é tarefa já conhecida dos arquitetos Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga, tendo motivado anteriormente a criação de residências com volumes concisos de concreto, que parecem flutuar sobre o térreo livre. Na casa do City Boaçava, contudo, há uma sutil variação de partido: a geratriz do projeto são as empenas, e não o volume que elas conformam.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante