José Luiz Tabith, Carlos Eduardo Bianchini, Fausto Torneri e Irineu Idoeta: Paço Municipal, Suzano, SP

Foram necessários 17 anos para a conclusão do paço municipal de Suzano, cidade da região leste da Grande São Paulo. José Luiz Tabith, Carlos Eduardo Bianchini, Fausto Torneri e Irineu Idoeta são os autores do trabalho, cuja parte mais visível é um volume de concreto, no qual a estrutura constitui a arquitetura. A proposta reflete a convicção do uso do espaço público como estratégia para o redesenho da cidade.

Tabith e Bianchini eram recém-formados quando, em 1984, com Torneri (professor da escola onde se graduaram) e Idoeta, participaram da experiência que, reconhece Tabith, teria grande importância em sua trajetória profissional: a elaboração do projeto do centro cívico de Suzano. O município fica próximo da capital de São Paulo e o prefeito da época pretendia que seu complexo administrativo fosse um modelo para as cidades vizinhas. Grandioso, o conjunto teria, além do paço municipal, praça cívica, câmara de vereadores, teatro, teatro de arena e casa de cultura. A qualidade do projeto foi reconhecida pelo IAB/SP, que o premiou em 1987.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante