Dante Della Manna Arquitetura: Escritório Yahoo, SP

Ambientes para o convívio

Em pavimento único de um prédio situado em uma das mais importantes avenidas de São Paulo, a Brigadeiro Faria Lima, o escritório Dante Della Manna Arquitetura projetou a nova sede da empresa de serviços de internet Yahoo. O espaço de 1,8 mil metros quadrados, inaugurado em maio deste ano, maximiza a integração entre os mais de 100 funcionários - uma carência do antigo escritório na Vila Olímpia, onde a equipe era distribuída por diversos andares

Embora tenha versatilidade no uso do espaço, com ambientes integrados e outros reservados convivendo harmoniosamente, o projeto arquitetônico da nova sede do Yahoo ganhou discrição ao privilegiar a visualização, conforme solicitado pelo cliente, de apenas três cores e suas nuances: cinza, branco e roxo (as duas últimas compõem o logotipo da instituição).

Tal linguagem contraria o que tem sido adotado nos espaços de trabalho da maioria das empresas de tecnologia, habitualmente marcadas pela vasta diversidade de cores e materiais - um exemplo é o escritório do Linkedin, na capital paulista, também criação de Dante Della Manna Arquitetura (leia PROJETO 427, novembro de 2015).

Em resposta à uniformidade do Yahoo, os arquitetos propuseram uma série de elementos angulares e circulares, de modo a oferecer mais dinamismo aos interiores. O mural que pontua a recepção, bem como as caixas com parede de vidro que acomodam salas de reunião, produzem ângulos que geram ambientes de estar. Ao teto, configurado para ficar completamente aparente, foram adicionadas luminárias esféricas. O piso claro de porcelanato recebe mobiliário delicado e cabines de madeira foram projetadas para promover o trabalho colaborativo de maneira mais descontraída.

O jogo de volumes e a permeabilidade, segundo o arquiteto Antonio Mantovani Neto, sócio do estúdio ao lado de Dante Della Manna, qualificam a proposta. “Os ângulos foram fundamentais na recepção, criando volumetria interessante e riqueza de espaços”, explica.

Praticamente metade da planta é dedicada à integração dos funcionários. Uma cozinha/ área de convivência foi projetada para acomodar simultaneamente toda a equipe do escritório. Ali, por meio de uma divisória de vidro retrátil, é possível criar dois ambientes sem eliminar a conexão entre eles. O primeiro é marcado por luminárias redondas de tamanhos variados, aplicadas na cobertura aparente, e por mesas coletivas; já o outro, utiliza o mesmo forro acústico especificado para as estações de trabalho e salas de reunião e possui sofás modulares que incentivam a criação de novos arranjos.

Na parte posterior do pavimento, onde fica a área operacional, a organização é mais ortogonal e, não fosse pelo carpete cinza escuro, teria o branco como cor predominante. O layout, como um todo, foi influenciado pelas aberturas que envolvem o edifício, buscando sempre aproveitar a abundante luz natural que adentra os espaços.

 
Fundada em 1998, a Dante Della Manna Arquitetura tem como sócios os arquitetos Dante Della Manna formado pelo Mackenzie em 1978; e Antonio Mantovani Neto, graduado em 2000 pela PUC-PR.



Ficha Técnica

ESCRITÓRIO YAHOO
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto e conclusão da obra 2016
Área construída 1.800 m²

Arquitetura de interiores Dante Della Manna Arquitetura - Dante Della Manna, Antonio Mantovani Neto (autores); Bruna Cicarelli (coordenadora do projeto); Mariana Pinheiro, Roberta Maduell, Fernando Takahashi (colaboradores)
Luminotécnica Studio Serradura Oikós
Construção Sempre Engenharia
Gerenciadora Ocupantes
Fotos Daniel Ducci

Fornecedores

Carpete Interface
Divisórias retráteis Dimoplac
Mobiliário Securit
Assentos Herman Miller/Atec
Mobiliário especial Dpot, Decameron, Carbono, Vitra, Fernando Jaeger
Porcelanatos Portobello Shop
Revestimento de parede Castelatto
Revestimento acústico Lady
Balcão recepção Mekal

 

Texto de Camila Gonzalez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 432
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora