Coluna

Concorrência com Valor

O arquiteto Luiz Gustavo Campos convidou alguns escritórios de arquitetura de São Paulo para formar um grupo - Leonetti Piemonte Arquitetura, Piratininga Arquitetos Associados, Pitá, RP Estúdio e ST Arquitetos Associados - para conversar sobre a insatisfação em relação à forma como as concorrências de projeto vinham, e vem, sendo realizadas e discutir o que poderia ser feito para melhorar.

Boa parte dessas concorrências não tem critérios claros, apresentam informações insuficientes e demandam um grande esforço dos escritórios de arquitetura - exigências de estudos avançados, viabilização técnica, orçamentos detalhados e apresentações sofisticadas - para entregar soluções de projeto sem que os participantes recebam nenhuma remuneração.

Além disso, raramente os organizadores dão um retorno técnico sobre o resultado da concorrência que sirva de base para o aprimoramento dos nossos escritórios. Esse procedimento dos contratantes, ou seus representantes, acaba por desestruturar o mercado do projeto de arquitetura.

Depois de algumas reuniões discutindo alternativas de ação, a arquiteta Pierina Piemonte trouxe para o grupo a campanha Concorrência com Valor da Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN), que foi muito bem sucedida na transformação da prática de concorrências no seu setor. Percebemos que a campanha criada pela ABEDESIGN tinha uma abrangência que servia muito bem para o setor de arquitetura e que fazia muito mais sentido ampliar esse movimento pela ética e transparência.

Conversamos com o presidente da ABEDESIGN, o arquiteto e designer André Poppovic, que se mostrou favorável à ideia de ampliarmos a campanha Concorrência com Valor com a inclusão das empresas de arquitetura. Através de um convênio entre a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) e a ABEDESIGN, a campanha ganhou um site exclusivo, com as duas seções: Design e Arquitetura. E esperamos que apareçam novas seções de outras categorias ampliando o movimento.

O projeto de arquitetura é o início de uma cadeia que movimenta um grande setor da economia (gerenciadores, consultores, projetistas, construtoras e indústria). O contratante tem grande responsabilidade na organização e estruturação desse setor para que ele tenha um crescimento sustentável. Promover concorrências, baseadas em princípios éticos e de transparência, fortalecerá nosso mercado com resultados positivos para todos.

O contratante seguindo as nove regras da campanha, ao organizar uma concorrência, receberá dos competidores alternativas de maior qualidade e mais comprometidas com seus desejos, metas e realidade. Já foram realizadas várias apresentações de lançamento da campanha para diversos públicos e em todas a recepção foi excelente.

Hoje temos mais de 50 empresas apoiando a campanha. Nosso objetivo é aumentar nacionalmente as ações de divulgação para ampliar a base das empresas apoiadoras nas diversas áreas de atuação no nosso mercado - arquitetura, consultorias, gerenciamento, construção, indústria e contratantes - para que esse movimento ganhe força e se estabeleça como uma referência importante e que permita às empresas de arquitetura contribuir com o crescimento econômico e a melhoria da sociedade através do projeto.

Convidamos os interessados a conhecer melhor a campanha no endereço no site oficial Concorrência com Valor. Para informações mais detalhadas, basta entrar em contato com a AsBEA.


João Paulo Beugger é arquiteto sócio-diretor do Piratininga Arquitetos Associados e membro do Grupo de Trabalho Concorrência com Valor

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 448
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora