< meta name="keywords" content="biblioteca, univers, são paulo" /> Univers Design:<br>Biblioteca Villa-Lobos, São Paulo - ARCOweb

Univers Design: Biblioteca Villa-Lobos, São Paulo

Leitura no parque

Com ambientes descontraídos e aconchegantes, e uma programação cultural focada em questões de sustentabilidade - que inclui leituras, jogos, projeções e palestras -, a Biblioteca Villa-Lobos (BVL), inaugurada no final de dezembro último, na zona oeste paulistana, vem atraindo visitantes de diversas faixas etárias. Para os interiores da biblioteca, o arquiteto Marcelo Aflalo desenvolveu um conceito que associa leitura e prazer, privilegiando o acesso da população à cultura. Instalado no parque Villa-Lobos, o novo equipamento resultou de uma parceria entre as secretarias estaduais do Verde e Meio Ambiente e da Cultura, e é gerido pela Associação Paulista de Biblioteca e Leitura (SP Leituras).

A BVL ocupa um grande pavilhão de concreto, aço e vidro, projetado pelo arquiteto Decio Tozzi e inaugurado em 2013, para sediar um centro de referência em educação ambiental. Na formação do partido ortogonal do edifício, Tozzi priorizou o uso do concreto aparente, criando pórticos interligados a uma grelha na fachada, onde se destacam varandas abertas para os espelhos d’água que rodeiam a construção. Internamente, os grandes vãos, de pé‑direito duplo, e as generosas aberturas protegidas por esquadrias com vidros transparentes criam ambientes fartamente ensolarados. A cobertura, constituída por laje impermeabilizada com elementos de iluminação zenital - vidro sobre domo de concreto -, dispõe de placa de sombreamento para amenizar os ruídos. Como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente nunca chegou a ocupar plenamente o pavilhão, ele foi escolhido para sediar a biblioteca.

Os interiores desenvolvidos por Marcelo Aflalo

Acesso exclusivo para assinantes! Para continuar, assine PROJETOdesign

Clique e Assine Já sou assinante PROJETOdesign

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora