< meta name="keywords" content="casa de chá, porto alegre, madeira" /> Gustavo Sbardelotto e Mariana Bogarin: El Té, Porto Alegre - ARCOweb

Gustavo Sbardelotto e Mariana Bogarin: Casa de chá El Té, Porto Alegre

Marcenaria-conceito

O chá gourmet se consolidou como moda gastronômica em várias cidades do país e fez surgir casas especializadas na bebida e em seus rituais. Entre as mais recentes está a El Té, situada do lado externo da galeria comercial 5ª Avenida Center, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Projetada por Gustavo Sbardelotto e Mariana Bogarin, a loja utiliza a marcenaria para criar uma ambientação leve e marcante, com a serenidade vinculada ao aroma delicado de chás e infusões.

Recuada em relação ao estabelecimento vizinho, a loja com pouco mais de 30 metros quadrados exigia um projeto que acomodasse confortavelmente o programa e despertasse a curiosidade do público passante. Os arquitetos, então, utilizaram o próprio nome El Té para criar um elemento multifuncional que atende às duas demandas.

Com a mesma altura da fachada, a logomarca produzida com madeira pinus e chapa acrílica, e sobreposta à face preexistente de vidro, foi transformada em um backlight que destaca a casa no entorno. A letra E prolonga-se no lado interno da edificação, incorporando-se ao mobiliário na forma de um balcão que organiza o espaço através da setorização em duas porções laterais: de público e de serviço. “O conceito do projeto está na marcenaria”, resume Gustavo Sbardelotto, um dos autores da obra.

No lado voltado para o público, o balcão foi desenhado para que as pessoas vejam as

Acesso exclusivo para assinantes! Para continuar, assine PROJETOdesign

Clique e Assine Já sou assinante PROJETOdesign

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora