< meta name="keywords" content="nitsche, residência, ubatuba, são paulo" /> 
Nitsche Arquitetos: Residência, Ubatuba, SP - ARCOweb


Nitsche Arquitetos: Residência, Ubatuba, SP

Compacta em meio à mata

Um pavimento suspenso do solo acomoda os principais ambientes desta casa de praia desenhada pelo Nitsche Arquitetos. A estrutura de madeira, revestida externamente com telhas metálicas e de policarbonato, configura a linguagem mista, artesanal e industrial, do projeto

A casa concebida pelo Nitsche Arquitetos é suspensa do solo e incrustada na mata. Está implantada na parte frontal do lote que, caracterizado pelo perfil de acentuado aclive, tem comprimento maior do que a largura. Seus dois-terços posteriores, densamente arborizados,  foram deixados intocados pelo projeto dos arquitetos.

A estrutura da residência é de madeira de eucalipto laminada, colada, com sistema construtivo desenvolvido pelo engenheiro Hélio Olga, da Ita Construtora. Os vãos estruturais são de 3,4  x  5,7 metros e o conjunto de apenas seis pilares está localizado no centro da implantação.  Consequentemente são livres, em  balanço, as extremidades da construção. Para isso, Olga previu um reforço metálico em X, que transpassa os vigamentos de madeira do piso, assim como maior altura das vigas de borda.

Pedro Nistche, um dos autores do projeto, explica que a decisão de voltar as áreas sociais para a parte

Acesso exclusivo para assinantes! Para continuar, assine PROJETOdesign

Clique e Assine Já sou assinante PROJETOdesign

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora