Edifício corporativo em SP é totalmente criado com tecnologia BIM

O escritório Contier Arquitetura assina o projeto executivo do edifício corporativo B32, que está sendo construído na capital paulista

Atualmente em construção em São Paulo, o edifício B32 terá 125 metros de altura e 30 pavimentos (24 de escritórios e seis subsolos) em um terreno de 13.400 metros quadrados (115.000 m² de área construída e 51.500 m² de área de locação).

Siga-nos no Facebook

Trata-se, segundo o Contier Arquitetura, do primeiro empreendimento privado brasileiro, de grande porte e alta complexidade, a ter todos os projetos executivos desenvolvidos em BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção).

A volumetria surge da combinação de fachadas verticais planas e inclinações positivas e negativas, o que gerou plantas diferentes em cada pavimento.

De acordo com o escritório, o BIM foi essencial para evitar imprecisões e erros de quantidade na extensa documentação gerada (o projeto executivo possui 470 folhas, 841 desenhos diferentes, em diversas escalas, sendo 371 desenhos de detalhes).

Ao utilizar o BIM, a empresa Faria Lima Prime Properties - responsável pelo empreendimento - buscou atingir três objetivos principais: antecipação dos problemas de compatibilização dos projetos por meio do clash detection (detecção de interferências); precisão em todos os documentos de projeto; e precisão nos quantitativos - no caso do BIM são os próprios autores dos projetos os responsáveis por essas informações. 

Com o processo em BIM, os agentes de diversas disciplinas puderam utilizar simultaneamente o modelo virtual. Assim, como explica o Contier Arquitetura, uma disciplina não precisou terminar para a outra começar, como ocorre em processos tradicionais. Outro diferencial é que as alterações aconteceram durante o andamento do trabalho.

Publicada originalmente em ARCOweb em 05 de Outubro de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora