"Cimento transparente" permite economia de energia em edifícios

Ao permitir a passagem de luz para ambientes internos, "cimento transparente" possibilita economia de energia em edificações

A empresa de arquitetura italiana Italcementi Group desenvolveu um tipo de cimento transparente que possibilita mais claridade nos ambientes e, com isso, economia no uso de energia elétrica.

Siga-nos no Facebook

Trata-se de um conjunto de blocos de concreto pré-moldados com pequenos buracos (2 ou 3 milímetros) que permitem a entrada e saída de luz natural e artificial. É indicado para aplicação não-estrutural e em subestruturas.

Quando vistos de longe, eles parecem blocos comuns. No entanto, ao serem iluminados, os blocos obtidos a partir de resinas de ligação especiais ficam translúcidos.

O pavilhão da Itália na Expo Shanghai 2010 foi o primeiro projeto construído com o cimento transparente. Foram usados mais de dois mil blocos, que forneceram um efeito de luz e sombra em constante mudança ao longo do dia.

Os criadores afirmam que, com o uso o i.light, um edifício pode economizar uma quantidade de energia similar a que pouparia durante o horário de verão.



Publicada originalmente em ARCOweb em 08 de Dezembro de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora