Studio mk27 projeta luminária inspirada em desenho animado

Chamada de Jerry!, a criação do studio mk27 para uma marca espanhola será lançada no Brasil no dia 29 de março (sexta-feira)

Exemplar da Jerry! (Foto: divulgação Parachilna)

Liderado pelo arquiteto Marcio Kogan, o studio mk27 se aventura – com sucesso – em diversas escalas de projeto. Do inventivo escritório paulistano, onde desde 2001 vigora um sistema de cocriação e trabalho cooperativo, costumam sair hotéis, lojas e residências de alto padrão, além de soluções para interiores, itens de mobiliário e até equipamentos sanitários. O ambiente criativo, que hoje é composto por 30 integrantes e vários colaboradores pelo mundo afora, é extremamente profícuo e, como resultado, a equipe e seu mestre (membro honorário American Institute of Architects, AIA, professor da Escola da Cidade e da Politecnico di Milano), colecionam títulos e prêmios. Vale lembrar que, em 2012, o versátil studio mk27 apresentou a videoinstalação Peep no pavilhão brasileiro na 13a Bienal de Veneza.

A visibilidade conquistada com os mais de 250 prêmios nacionais e internacionais – indicador direto da qualidade dos projetos marcados pela simplicidade formal e atenção aos detalhes, típicos do studio mk27 – chamou a atenção da empresa espanhola Parachilna, especializada em iluminação decorativa, que convidou o escritório brasileiro a conceber uma luminária de chão.

O mergulho ocorrido durante o processo criativo levou a referências arquitetônicas vindas do universo dos desenhos infantis, até ganharem forma na luminária Jerry!. “Jerry! É a materialização das nossas memórias infantis, o lugar escondido do solitário habitante imerso em eterna aventura. (…) Nada mais lúdico e arquitetônico do que a famosa entrada da casa de rato, o clássico recorte em arco feito na parede da casa. A casa dentro da casa, o locatário que ninguém quer”, explica a equipe do studio mk27.

Feita a partir de uma chapa de alumínio branca cortada a laser, a peça funciona como uma dobradura na parede onde fica apoiada, revelando-se em sua tridimensionalidade, quase uma escultura. Os sistemas elétrico e de iluminação localizam-se na parte de trás, aproveitando o vão entre o plano ortogonal fixo na parede e a placa de alumínio levemente inclinada. A claridadade, difusa e em tom quente, sai pela portinha e também pela parte superior da placa. O resultado final é uma luz tranquila e relaxante. “Mesmo quando apagada, a peça estimula a imaginação. Quem está dentro da parede? O que acontece do lado de lá? O buraco é uma passagem para o universo paralelo. Aparentemente, Jerry não está por perto!”, resume.

No Brasil, a luminária será lançada e comercializada com exclusividade pela Puntoluce Lighting Lab & Solution (no showroom em São Paulo, a marca exibe suas criações e outras de grifes internacionais, além de prestar serviços luminotécnicos), a partir de 29 de março de 2019.

Jerry!
Projeto Marcio Kogan (autor) e Pedro Ribeiro (coautor)
Medidas 0,80 x 1,40 m
Material estrutura de alumínio
Voltagem 220 v
Uso decoração interna
Distribuição exclusiva na Puntoluce
Endereço Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 934 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP
Tel. (11) 3064-6977