Seminário Nacional de Política Urbana terá transmissão online

Nos dias 3 e 4 de julho, CAU/BR e IAB promovem seminário que, por meio de palestras, conversas e discussões, tem como principal objetivo elaborar uma carta com sugestões aos candidatos às Eleições 2018

(Imagem: Divulgação – CAU/BR)

Intitulado “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis”, o evento gratuito será realizado nos dias 3 e 4 de julho na sede do Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP), que fica na região central da capital paulista. A promoção é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do CAU/SP.

As inscrições para participação presencial estão encerradas, mas é possível assistir  a transmissão online de forma gratuita pelo site do CAU/BR

Temas como mobilidade, habitação social, territórios metropolitanos e centros históricos serão abordados por arquitetos e urbanistas renomados, como Paulo Mendes da Rocha, Ermínia Maricato, Demetre Anastassakis, Bete França, Cândido Malta Campos, Gilson Paranhos e Raquel Rolnik.

A principal finalidade do seminário é a elaboração da “Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos às Eleições de 2018, em defesa do Direito à Cidade”, que é pauta entre arquitetos e urbanistas desde o I Congresso Brasileiro de Arquitetos, marco da prioridade da função social do arquiteto, organizado pelo IAB em 1945.

O encontro dá continuidade a um ciclo de discussões iniciado pelo CAU/BR em 2016, chamado de “Seminários Nacionais de Política Urbana e Ambiental”, que resultou em três documentos: a “Carta Aberta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores” (2016); “Carta Compromisso sobre a Nova Agenda Urbana”, enviada à Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III; e a “Carta dos 100 Dias – Por um Pacto pelo Direito à Cidade”. Ainda com tais características, o atual seminário remonta uma série de debates e eventos que, desde 1963, datam a luta política dos arquitetos e urbanistas para a melhoria das condições de habitação e qualidade de vida nas cidades.

Conforme os organizadores, a iniciativa é aberta ao público, pois também é defendida “uma maior participação e controle da sociedade nas decisões e gestão da política urbana do país. Nessa perspectiva, o evento será mais um momento para a sociedade, os profissionais e nossas entidades se manifestarem assertivamente pela reconstrução do Conselho Nacional das Cidades, espaço democrático onde o poder era compartilhado entre representantes do governo federal, de movimentos sociais e entidades de classe e acadêmicas”.

A realização conta com apoio institucional da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea), da Associação dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo (AsBEA), da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) e da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA).

Confira a programação!

 

“Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis”
Local Sede do IAB/SP
Endereço Rua Bento Freitas, 306, Vila Buarque – São Paulo (SP)
Data 3 e 4 de julho de 2018 
Horário das 15h às 21h (terça-feira) e das 9h às 21h (quarta-feira)
As inscrições para participação presencial estão encerradas, mas haverá transmissão online gratuita pelo site do CAU/BR.