IAB-SP recebe segunda edição do evento Arranha-céu em madeira

Com o tema “Aprendendo com quem criou a tecnologia”, a iniciativa aborda a madeira como matéria estrutural

Pavilhão em CLT construído para a Expo Milão de 2015 pelo escritório Equilibrium (Foto: divulgação)

 

A segunda edição do evento “Arranha-céu em madeira” será realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e pela empresa florestal brasileira Amata na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, na sede do instituto em São Paulo. 

Na ocasião, haverá palestra do austríaco Wolfgang Weirer, fundador da empresa que criou o CLT, tecnologia que permite a construção de edifícios em altura com estrutura em madeira.

O evento também contará com a participação de outros quatro profissionais do ramo, que contarão suas experiências em projetos com madeira estrutural, especialmente projetos de edifícios em altura. São eles: Alan Dias, engenheiro fundador da Carpintaria; Ana Belizário, arquiteta da Amata; Carol Bueno, arquiteta do estúdio Triptyque; e Gaú Manzi, arquiteto do escritório 23Sul.

A primeira edição do “Arranha-céu em madeira”, em agosto deste ano, reuniu cerca de 300 profissionais do setor e contou com a participação do engenheiro canadense Eric Karsh, fundador da Equilibrium – consultoria de engenharia estrutural reconhecida internacionalmente como líder em construções em madeira em altura.

A madeira reflorestada é capaz de absorver em média uma tonelada de CO² do ambiente, o que vem ao encontro da proposta assinada pelo Brasil durante a 21ª Conferência do Clima (COP 21), que promete reflorestar 12 milhões de hectares e reduzir em 43% a emissão de gases do efeito estufa até 2030.

Segundo a Amata, essa é uma solução para ajudar a resolver um problema crônico da indústria da construção, que hoje é responsável pela emissão de quase metade do dióxido de carbono do mundo.

O evento é gratuito e aberto a arquitetos, engenheiros, estudantes e designers. A inscrição é feita pela internet e é limitada a 80 vagas.

 

Arranha-Céu em Madeira: Aprendendo com quem criou a tecnologia
Local Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB-SP)
Endereço Rua Bento Freitas, 306, República – São Paulo (SP)
Data 4 de dezembro (segunda-feira)
Horário 19h às 22h30
Mais informações e inscrições aqui.