Rio sedia seminário internacional sobre cidade e universidade

Palestras e debates serão realizados no Museu do Amanhã e no auditório do Museu de Arte do Rio. Tema do evento é "A Cidade é a Melhor Sala para o Futuro"

 

Começa na próxima quinta-feira, 19 de julho, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional de Ensino de Arquitetura e Urbanismo Cidade = Universidade. Durante os três dias do evento, serão realizados debates e discussões no Museu do Amanhã e no auditório do Museu de Arte do Rio (MAR).

Entre outras, estão confirmadas a presença de Jorge Moscato, arquiteto responsável pela revitalização do Puerto Madero, em Buenos Aires, e de João Pedro Backheuser, autor do projeto da Orla Conde e da Praça Mauá, ambos na região portuária do Rio de Janeiro.

O tema do evento é “A Cidade é a Melhor Sala para o Futuro”, assunto em torno do qual serão travados debates sobre o presente e o futuro da formação dos arquitetos e urbanistas no século 21 no Brasil e em diferentes partes do mundo.

Para participar é necessário somente se registrar no site oficial do seminário. Embora as participações para as mesas e palestras estejam esgotadas, os organizadores informam ainda ser possível se inscrever nas listas de espera ou nos nove roteiros arquitetônicos que fazem parte das atividades. 

Mudanças Climáticas e a Adaptação das Nossas Cidades, O Papel Social do Arquiteto e Urbanista, e Mulheres e o Ensino de Arquitetura e Urbanismo são os títulos de algumas das palestras.

“O seminário promoverá debates importantes sobre o futuro do urbanismo ao comparar práticas de ensino no Brasil e no mundo. Além disso, deverá ser ponto inicial de uma cultura de turismo especializado em arquitetura e urbanismo, na única cidade a ter o título de Patrimônio da Unesco como paisagem cultural urbana”, ressalta Carlos Eduardo Nunes-Ferreira.

Nunes-Ferreira é diretor da Associação Brasileira de Ensino da Arquitetura (Abea), entidade responsável pela organização do seminário em parceria com o Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e diversas universidades.

A iniciativa é compartilhada pelo Comitê internacional para a Documentação e Preservação do Movimento Moderno, ONU Habitat, Instituto Niemeyer e Archiprix, maior premiação mundial para projetos de estudantes de arquitetura e urbanismo.

Seminário Internacional de Ensino de Arquitetura e Urbanismo Cidade = Universidade
Local e datas 
Museu do Amanhã (19 e 20 de julho de 2018); Museu de Arte do Rio (21 de julho de 2018) – Rio de Janeiro (RJ)
Programação completa, mais informações e inscrições no site oficial do evento.