Produção do atelier oï é tema de mostra em São Paulo

Até 21 de outubro, o Museu da Casa Brasileira sedia a exposição Indústria Artesanal – atelier oï

O tema da exposição que o Museu da Casa Brasileira (MCB), situado na zona oeste da capital paulista, recebe até 21 de outubro é o trabalho do escritório atelier oï, criado em 1991, em La Neuveville, Suíça.

Com curadoria de Albrecht Bangert, a mostra “Indústria Artesanal – atelier oï” traz um retrato de possibilidades técnicas e uso de materiais na concepção de produtos bem-sucedidos como respostas a demandas de ampla penetração no mercado global e de luxo.

Aurel Aebi, Armand Louis e Patrick Reymond, sócios do escritório, realizam trabalhos - concepção de produtos, arquitetura de interiores, cenografia etc. - para marcas conhecidas mundialmente no campo do design. Uma das criações de maior destaque do atelier oï foi um cabideiro, que vendeu mais de quatro milhões de unidades no mundo todo.

Em parceria com a prefeitura de Gifu, no Japão, o escritório redesenhou produtos a partir de técnicas historicamente utilizadas na arte para a fabricação e uso do papel, da madeira, do metal para cutelaria e da cerâmica tradicional. Algumas dessas peças fazem parte da seleção da mostra.

“A exposição marca um capítulo de caráter experimental relevante no importante do universo da arquitetura e do design contemporâneos. O museu apresentará ao público estes caminhos existentes na produção de objetos, feitos com liberdade criativa e perfeição técnica unindo alta tecnologia fabril e o conhecimento do trabalho manual”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

A mostra no Museu da Casa Brasileira acontece após uma recente retrospectiva dos 27 anos do atelier oï, exibida no Museum Fur Gestaltung, em Zurique, Suíça.


Exposição Indústria Artesanal – atelier oï
Local Museu da Casa Brasileira (MCB)
Endereço Av. Faria Lima, 2.705, Jd. Paulistano - São Paulo (SP)

Visitação Até 21 de outubro (terça a domingo, das 10h às 18h)
Ingressos R$ 10,00; R$ 5,00 (meia entrada); Gratuito aos sábados, domingos e feriados 
Mais informações no telefone (11) 3032.3727 ou no site do MCB



Publicada originalmente em ARCOweb em 20 de Setembro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora