Lançamento do livro: Parques Urbanos de São Paulo

Os ensaios fotográficos contemplam, dentre outros, parques como Jardim da Luz, Ibirapuera, Cantinho do Céu, Villa-Lobos, Vila Independência, e mais


(Imagem: Divulgação)

No próximo dia 11 de maio, às 11 horas, acontece o lançamento do livro “Parques Urbanos de São Paulo”, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Com realização da BEĨ Editora e plataforma Arq.Futuro, o conteúdo é fruto do trabalho dos fotógrafos André Bueno e Tatewaki Nio, que registraram o dia a dia de diversos parque situados em São Paulo.

As fotos são capazes de revelar a pluralidade de uso sobre cada espaço e ainda registram a busca, dos paulistanos, pela reapropriação de tais áreas, que se fazem, por si mesmas, diversas. A essa atribuição, considera-se a variedade estilística de parques espalhados pela cidade: enquanto alguns buscam reproduzir aspectos da natureza e funcionar como jardins públicos – estilo que objetiva caminhadas, contemplação –, outros possuem equipamentos esportivos para estímulo às atividades físicas, ou ainda áreas livres para tarefas lúdicas e suporte de grandes eventos.

O livro indica, portanto, que os parques da cidade têm conseguido acomodar as diversas formas de lazer e diversão dos moradores: "Podem ser vistos tanto como a lembrança de uma época em que a área do município era coberta de rios e Mata Atlântica, como a semente de um futuro em que um bom planejamento urbano fará brotar na cidade estas ilhas dedicadas à diversão e à convivência", explica Thyago Nogueira, curador da edição.

Nos ensaios, os fotógrafos registraram os mais diversos parques de São Paulo, como: Cantinho do Céu, Parque do Povo, Jardim Prainha, Parque Modernista, Parque Vila Guilherme, Parque Vila Prudente, Parque Villa-Lobos, Parque Cidade de Toronto, Parque da Independência, Parque do Carmo, Parque Ibirapuera, Parque da Aclimação e Jardim da Luz.

Parques Urbanos De São Paulo
Local Parque Ibirapuera - Edifício da Escola Municipal de Astrofísica
Endereço Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – SP | portão 10 (pedestres) | portão 3 (estacionamento - com cartão zona azul)
Data 11 de maio de 2019 (sábado)
Horário 11h às 13h30

Informações sobre o livro
Fotografia André Bueno e Tatewaki Nio
Curadoria Thyago Nogueira
Realização BEĨ Editora e Arq.Futuro
Número de páginas 256
Formato 15.5 x 22.5 cm
Idioma Português/Inglês
Ano de Publicação 2019
Preço de capa R$ 75,00

Publicada originalmente em ARCOweb em 08 de Maio de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora