Segundo livro de Casacadabra será lançado no domingo (11)

Neste domingo, 11 de novembro, o Sesc Avenida Paulista recebe evento de lançamento da segunda edição da série didática que leva conhecimento ao público infantojuvenil sobre os cenários do espaço urbano


Parque Cantinho do Céu, em São Paulo (Ilustração: Luísa Amoroso) 

A segunda edição da série Casacadabra, concebida pela arquiteta e urbanista Simone Sayegh e pela jornalista Bianca Antunes, será lançada no próximo domingo, dia 11 de novembro, das 12h às 16h, no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo. O evento aberto ao público e gratuito também contará com uma atividade educativa com as crianças, das 14h às 15h30.

O livro, chamado de "Cidades para Brincar”, busca, segundo as idealizadoras, incentivar os leitores a perceber as cidades como vivas e abertas a brincadeiras, como lugar de encontro e de aprendizado.

Elas acreditam, ainda, que as cidades serão mais justas e humanas quando a arquitetura e o urbanismo começarem a ser ensinados desde o princípio: nas aulas de ensino básico, fundamental e médio, e não apenas nas salas das faculdades de arquitetura.

Por meio de brincadeiras propostas e exercícios interativos relacionados à aprendizagem crítica da criança, o segundo volume da série Casacadabra incentiva a percepção do espaço urbano como um ambiente lúdico: “um rio que estava escondido e reaparece, uma escadaria que também serve para encontrar os amigos, ruas onde a regra é brincar, uma praça que vive se transformando...”.

Lançada pela Pistache Editorial e com ilustrações de Luísa Amoroso, a publicação traz dez espaços públicos construídos pelo mundo:

1. Superkilen, em Copenhague, Dinamarca;
2. High Line, em Nova York, Estados Unidos;
3. Cantinho do Céu, em São Paulo, Brasil;
4. Escadaria Trinidade do Monte, em Roma, Itália;
5. Parquinhos de Aldo van Eyck, em Amsterdã, Holanda;
6. Reabertura do rio Cheonggyecheon, em Seul, Coreia do Sul;
7. Praça dos Desejos, em Medelín, Colômbia;
8. Praça Imagem do Mundo, em Esfahan, Irã;
9. Poço da Figueira, em Barcelona, Espanha;
10. Avenida Paulista, em São Paulo, Brasil

A iniciativa da série surgiu com a proposta de oferecer a crianças e jovens novas maneiras de ver o mundo à sua volta, ao mesmo tempo em que descobrem detalhes e segredos da arquitetura. Além disso, desde o início a iniciativa se deu de forma coletiva, com financiamento aberto promovido na plataforma Catarse.

Lançamento da segunda edição da série Casacadabra: “Cidades para Brincar”
Local Sesc Avenida Paulista
Endereço Avenida Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo (SP)
Data 11 de novembro (domingo)
Horário das 12h às 16h
Horário da atividade infantil das 14h às 15h30
Evento gratuito e aberto ao público



Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Novembro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora