Aberta consulta pública para PIU Arco Pinheiros em São Paulo

As contribuições para o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) na zona oeste da capital paulista podem ser enviadas até 4 de outubro

Imagem: Divulgação / Gestão Urbana

 

Por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da SP-Urbanismo, a prefeitura de São Paulo recebe até 4 de outubro contribuições na primeira consulta pública para o Projeto de Intervenção Urbana Arco Pinheiros (PIU-ACP). O relatório apresenta o diagnóstico socioterritorial e o programa de interesse público do projeto.

De acordo com o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, a área que abrange o Arco Pinheiros é estratégica para a reestruturação da cidade. Engloba os principais eixos que conectam polos e municípios da Região Metropolitana de São Paulo, como as rodovias Presidente Castelo Branco, Anhaguera e Bandeirantes, além de áreas que passam por processos de mudanças expressivos dos modos de uso e ocupação do solo, como a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Segundo a prefeitura, a região encontra-se fragmentada, distribuída em quatro partes isoladas, desconectadas e monofuncionais – como a Cidade Universitária, o Parque Tecnológico do Jaguaré e a Zona Predominantemente Industrial (ZPI) do Jaguaré – e inadequadas ao modelo de cidade compacta, conectada, sustentável e inclusiva.

“É preciso aproximar o emprego da moradia, recuperar e resgatar recursos naturais e promover novas centralidades com diversidades de usos, serviços e espaços públicos seguros e ativos que favoreçam a interação social”, comenta a prefeitura.

As próximas fases do PIU Arco Pinheiros incluem debate com a sociedade civil, associações, ONGs, coletivos, em audiência pública e em uma nova consulta pública. O resultado será um projeto de lei encaminhado à câmara municipal, para uma nova rodada de discussão.

Conheça e contribua com a consulta pública do PIU Arco Pinheiros.