Jaime Lerner é eleito segundo maior urbanista do mundo

O arquiteto, urbanista e político é o único brasileiro entre os 100 nomes indicados pela revista norte-americana Planetizen


Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Organizada pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen, a lista dos 100 urbanistas mais influentes de todos os tempos conta com um nome do Brasil: o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que também foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná, recebeu a segunda colocação.

Já o primeiro lugar foi concedido à jornalista e escritora norte-americana Jane Jacobs, autora do livro “Morte e vida das grandes cidades”, que redefiniu a forma com que se estudava o urbanismo e se via o avanço modernista nas cidades na década de 1960.

Também figuram entre os dez primeiros nomes da lista: Frederick Law Olmsted, Jan Gehl, Andrés Duany, Lewis Mumford, Robert J. Gibbs, Frank Lloyd Wright, Le Corbusier e Charles Marohn.

Lerner é responsável, entre outros projetos em Curitiba, pela transformação da Rua XV de Novembro em calçadão para pedestres em 1972 e a criação do sistema de canaletas exclusivas para os ônibus.

Foram duas fases até o resultado divulgado pela Planetizen. Primeiro, os leitores da revista indicaram nomes. Em seguida, ocorreu votação online. O critério de escolha deveria levar em consideração a influência que esses profissionais causaram em suas cidades, incluindo designers, arquitetos, professores, jornalistas, entre outros.

A última versão da lista foi publicada em 2009. De lá para cá, houve aumento no número de mulheres premiadas: de 9 para 19.

Confira a lista completa

Com informações da Gazeta do Povo.