IAB-RJ apresenta estande brasileiro para o UIA2017SEOUL

A estrutura modular permeável permitirá a interação dos visitantes

A proposta dos arquitetos Alexandre Kuroda, Renata Portelada e Thomas Takeuchi e dos estudantes de arquitetura Caio Cavalcanti e Isadora Tebaldi para o estande brasileiro no 26º Congresso Mundial de Arquitetura – UIA2017SEOUL foi a vencedora do Concurso Estande Seul.

Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), com organização do IAB-RJ, a competição recebeu 85 inscrições e 51 trabalhos foram entregues.

Com estrutura modular de 50 por 50 centímetros, o estande vencedor faz uma interpretação do austero racionalismo modernista, que se contrapõe com a uma fita curvilínea construída com a mesma técnica da cadeira tipo “espaguete”, em referência ao design popular brasileiro, segundo os autores.

Também foram empregadas pedras portuguesas no piso, em alusão a um dos principais símbolos da cidade: o calçadão de Copacabana.

Para a comissão julgadora, composta por Luiz Fernando Janot, João Pedro Backheuser e Cláudio Crispim, o trabalho da equipe liderada por Kuroda chama a atenção por sua fita flutuante em meio a uma estrutura de permeabilidade visual.

“De uma contemporaneidade marcante, o ato de co-criar é realizado através da disponibilização de adesivos aos visitantes, que modificam o espaço ao sabor da intervenção coletiva. Este ato extrapola as fronteiras da interatividade, assumindo a colaboração como condição para a existência do estande”, afirmou o júri.

O público é convidado a intervir diretamente com o estande através de colagem de adesivos com mensagens. “Além de promover o UIA2020RIO, o estande busca inspirar curiosidade e estabelece novos vínculos para além dos dias do congresso”, explicaram os arquitetos vencedores no memorial descritivo do projeto.

Os trabalhos de Renata Araujo, Lucas Pereira e Leonardo Dias; e de Bruno Marinho e Luiz Marinho foram classificados em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Cada um receberá um prêmio no valor de R$ 5 mil. Já os autores do projeto vencedor receberão R$ 20 mil.

A comissão julgadora concedeu também menções honrosas aos trabalhos de Bruno Jin Young Kim, de Thiago Magri Benucci e de Isabela Canêdo Miranda. Confira abaixo:

2º LUGAR

Equipe: Renata Araujo, Lucas Pereira e Leonardo Dias

 

3º LUGAR

Equipe: Bruno Marinho e Luiz Marinho

 

MENÇÕES HONROSAS


Autores:
 Bruno Jin Young Kim, Tiago Martinelli, Alexandre Sato, Otavio
Nagano, Douglas Higa e Caio Yuzo

 


Autor: Thiago Magri Benucci

 


Autores: Isabela Canêdo Miranda e Fernando Delgado

www.iabrj.org.br