Fachada de concreto usa luz solar para gerar energia

Criado por duas empresas internacionais, um protótipo de revestimento fotovoltaico permitirá que fachadas de concreto gerem energia para seus edifícios

Foto: Reprodução / LafargeHolcim

Desenvolvido pela empresa de materiais LafargeHolcim e pela fabricante de painéis solares Heliatek, o protótipo combina o concreto da fachada com uma película solar flexível de apenas um milímetro de espessura.

Pesando menos de 5% de um painel solar tradicional, o produto foi testado recentemente em um projeto no Centro de Pesquisa LafargeHolcim, em Lyon, França. As empresas planejam levá-lo ao mercado em 2019. Além do concreto, a película foi feita para se integrar aos mais diversos materiais de construção, como o aço ou vidro.

Segundo a LafargeHolcim e a Heliatek, em comparação com a energia que um edifício pode gerar com as placas fotovoltaicas tradicionais, acopladas nas coberturas, a fachada de concreto fotovoltaico tem o potencial de duplicar a geração de energia, já que possui uma área maior de superfície.

Ainda de acordo com as empresas, um edifício comercial de dez andares envolvido pelo sistema de revestimento fotovoltaico em 60% de sua fachada pode gerar, aproximadamente, 30% da sua demanda anual de energia.

Os fabricantes também produziram um filme solar autoadesivo, uma película semelhante que pode ser usada em prédios já existentes.

Além da LafargeHolcim e Heliatek, um grupo de pesquisa da Universidade ETH Zurich e a empresa Tesla também vêm pensando um novo desenho do tradicional painel solar, para que ele se integre com a arquitetura. O primeiro instalou finas células solares na camada externa de concreto de um telhado. Já a Tesla desenvolve, há dois anos, o Solar Roof, painéis solares disfarçados como telhas padrão.