Exposição e evento especial comemoram os 465 anos de São Paulo

A programação inclui mostra de fotografias e textos de personalidades marcantes para a capital paulista, além de um evento conjunto no dia do aniversário da cidade


Skyline de São Paulo (Foto: Camila Gama)

Para comemorar os 465 anos da cidade de São Paulo, o Itaú Cultural – em parceria com a CBN e o Sesc Avenida Paulista – traz a exposição 2039/20 – São Paulo Fora do Tempo, concebida pelo fotógrafo Jairo Goldflus. A mostra estará aberta ao público de 25 de janeiro a 3 de fevereiro no interior do Itaú Cultural e, no mesmo dia da inauguração, haverá uma série de comemorações ao ar livre.

A exposição apresenta 20 retratos de personalidades diversas residentes ou vinculadas a São Paulo – Zé Celso, Marcos Caruso, Mario Sergio Cortella, Criolo, Marcelo Tas, Tiê, Eduardo Kobra, Eduardo Mufarej, Alex Atalla, Fernanda Young, Alexandra Loras, Edu Lyra, Fernando Grostein, Ignácio de Loyola Brandão, Maria Adelaide Amaral, Mayana Zatz, Tabata Amaral, Tia Dag e Walter Casagrande -, que foram provocados pelo fotógrafo a imaginar a cidade em 2039 e escrever sobre ela.

“Estava refletindo sobre o que fazer para homenageá-la, então pensei em algo meio George Orwell, 1984, de imaginar o futuro”, conta Goldflus. As imagens foram realizadas em processos intimistas, onde apenas o criador e a criatura ficavam no estúdio, sendo a fotografia o resultado de conversas prévias, priorizadas pelo fotógrafo, para descontrair o ambiente.

Já a programação ao ar livre, com início na parte da manhã do dia 25, ocorrerá no trecho da Rua Leôncio de Carvalho (esquina com a Avenida Paulista) compreendido entre o Itaú Cultural e o SESC Avenida Paulista. Entre as atrações, estão Zélia Duncan, Mario Sergio Cortella, Rincon Sapiência, Paula Lima e mais, com transmissão ao vivo no programa CBN São Paulo Especial, apresentado pela jornalista Fabíola Cidral, com a participação de Mario Sergio Cortella, Edu Lyra, comentaristas e artistas. Um time de poetas também irá apresentar uma batalha de pequenos poemas, que serão apresentados ao longo do programa.

2039/20 – São Paulo Fora do Tempo
Local Itaú Cultural
Endereço Avenida Paulista, 149 – segundo subsolo | (estação Brigadeiro do Metrô)
Abertura 25 de janeiro de 2019, às 10h
Duração 25 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019
Visitação Terças-feiras a sextas-feiras, das 9h às 20h (com permanência até as 20h30) | sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada gratuita | Classificação indicativa livre