Exposição no Porto aborda obra de Fabio Penteado

Com estreia em 23 de fevereiro, a mostra reúne arquivos de grandes projetos do arquiteto

A exposição "Irradiações" homenageia o trabalho de Fabio Penteado, arquiteto que completaria 90 anos em 2019. Com inauguração no dia 23 de fevereiro na Casa da Arquitectura - localizada em Matosinhos, cidade na região do Porto, em Portugal – a mostra abordará cinco projetos elaborados pelo arquiteto, nos anos 1960, que reforçam seu legado sobre espaços públicos.

A seleção destaca 14 desenhos originais, entre eles: Monumento da Playa Girón (Cuba, 1962), Monumento Comemorativo aos Trinta Anos (Goiânia, 1965), Mercado do Portão (Curitiba, 1965), Teatro de Ópera (Campinas, 1966) e Centro de Convivência Cultural (Campinas, 1968).

Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, design gráfico de Celso Longo e Daniel Trench, e expografia de Juliana Prado Godoy, a mostra apresentará além dos desenhos, informações e textos curatoriais dos projetos e a maquete do Centro Cultural de Convivência.

Trata-se da primeira ação realizada pelo Arquivo Fabio Penteado – detentor de mais de 10 mil itens e criado para difundir e preservar sua obra, sob coordenação de sua filha, Adriana Moura Penteado. Outras ações estão previstas ainda para este ano, como o lançamento do portal com acervo digitalizado, a publicação da primeira biografia do arquiteto e uma retrospectiva em São Paulo.

Exposição "Irradiações" - Fabio Penteado
Local Casa da Arquitectura
Endereço Avenida Menéres, 456 - Matosinhos, Portugal
Data 23 de fevereiro a 26 de maio de 2019
Para mais informações, acesse Casa da Arquitectura

Publicada originalmente em ARCOweb em 08 de Fevereiro de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora