Escola da Cidade inaugura primeira galeria de arquitetura do país

A Escola da Cidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, abre neste sábado, 27 de outubro, a primeira galeria dedicada à exposição de arquitetura no Brasil

Imagem: Divulgação / Escola da Cidade

 

A inauguração da primeira Galeria de Arquitetura do Brasil acontecerá neste sábado, 27 de outubro, às 11h, na sede da Escola da Cidade, centro de São Paulo, com exposição sobre o Pavilhão de Osaka, projetado por Paulo Mendes da Rocha. Chamada “Arquitetura de Exceção – O Pavilhão do Brasil na Expo’70 Osaka”, a mostra apresenta, até 23 de novembro, facetas pouco conhecidas dessa importante obra do célebre arquiteto brasileiro.

Instalada no térreo da faculdade e com fachada de vidro que promove a relação entre a rua e o espaço interno, a Galeria de Arquitetura, que também conta com uma livraria, abrigará exposições das atividades pedagógicas, de convidados nacionais e internacionais, lançamentos de publicações da Editora da Cidade, entre outros eventos. A responsabilidade da curadoria do novo espaço será do corpo diretivo da escola.

“A Galeria de Arquitetura, transparente e pública, consolida nosso desejo de ser a cidade o local, por excelência, da educação”, pontua Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade.

A curadoria da exposição inaugural do espaço é de José Paulo Gouvêa, com montagem de Alvaro Razuk, e cocuradoria de Alexandre Benoit e Rafael Urano Frajndlich.

Fruto de uma parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a exposição sobre o Pavilhão de Osaka atualiza o edifício e expõe os seus propósitos, desde a proposta do concurso até o inédito projeto estrutural de engenharia.

“Contrariando o sombrio ambiente político do período [ditadura militar, pós-AI5], o edifício apresentava a continuidade das expectativas artísticas da década anterior. O pavilhão, uma cobertura em concreto armado e protendido associada a um desenho topográfico, uniu técnica e natureza, arte e política”, afirma José Paulo Gouvêa.

Estarão expostos pranchas apresentadas pela equipe de Mendes da Rocha, o projeto executivo da estrutura – elaborado pela equipe curatorial a partir de desenhos -, e uma maquete de 1,60 x 1,00 metro que sintetiza o conteúdo divulgado, além de linhas do tempo e textos explicativos que conectam a existência da edificação com o regime do período.

“O projeto de engenharia civil, concebido por Siguer Mitsutani e desenvolvido por Katsuhiko Sato, mostra a íntima relação entre arquitetura e estrutura”, diz Gouvêa.

 

Abertura da “Galeria de Arquitetura”
Local Escola da Cidade 
Endereço Rua General Jardim, 65 – Centro, São Paulo (SP)
Data 27 de outubro de 2018 (sábado)
Horário 11h

“Arquitetura de Exceção – O Pavilhão do Brasil na Expo’70 Osaka”
Data 27 de outubro a 23 de novembro de 2018
Horário segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h
Mais informações www.ec.edu.br
Entrada Gratuita