Design brasileiro ganha destaque em exposição em Londres

O Projeto Raiz, que tem como objetivo divulgar o design brasileiro internacionalmente, participa até 30 de setembro de mostra na capital britânica


Imagem: Divulgação / London Design Festival

Um coletivo de designers de mobiliário apoiados pelo Projeto Raiz, iniciativa que visa a internacionalização do design brasileiro, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participam de mostra itinerante em embaixadas brasileiras pelo mundo.

Desde o último dia 18 até 30 de setembro, a parada é na embaixada do Brasil em Londres. Em paralelo à Semana de Design de Londres, estão sendo expostas 28 peças de mobiliário. A seleção, segundo o Projeto Raiz, destaca os principais atributos do design nacional: criatividade, inovação e sustentabilidade. 

Participam da exposicão os estúdios Alessandra Delgado, Andrea Macruz, Aristeu Pires, Carol Gay, Daniela Ziegler Design, estudiobola, Faro Design/Ilse Lang, Gisela Simas, Gustavo Martini, Indio da Costa Design, Jader Almeida, Larissa Batista, Lattoog, Leo Romano, Noemi Saga Atelier, Paulo Alves, Plataforma4, Quadrante Studio, Reboh Design, Renata Rubim Design & Cores, Ricardo Rodrigues/NDT Design, Roberta Rampazzo Design, Studio Marta Manente, Tora Brasil e Wagner Archela.

Intitulada "O sentar do brasileiro", a mostra traduz a grande miscigenação do país e a decorrente variedade de culturas num convite a observar o modo de sentar brasileiro através da celebração, trabalho, religião ou repouso. Há ainda uma história sobre o sentar do brasileiro, da jornalista e historiadora Ethel Leon, que conduz a narrativa da exposição.

“O mobiliário brasileiro moderno nunca ignorou a produção dos grandes mestres internacionais e consolidou tradições próprias, que se ancoram, sobretudo, no uso dos lenhos nativos, de diferentes densidades, cores e texturas. Uma poltrona cuja base seja de madeira maciça, se bem projetada e fabricada, dura mais de cem anos, tempo suficiente para repor a matéria-prima em escala”, comenta Ethel.

Na abertura oficial, no dia 19 de setembro, foi realizado um bate-papo sobre o panorama do design brasileiro contada a partir das histórias dos designers Gustavo Martini, Roberta Rampazzo e Aristeu Pires.

“O sentar do brasileiro” integra a programação de mostras do Projeto Raiz, que começou em Milão, com a mostra “Be Brasil”. A iniciativa tem apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. 

“O sentar do brasileiro”
Local Embaixada do Brasil em Londres
Endereço 14-16 Cockspur Street - London SW1Y 5BL, United Kingdom, SW
Data 18 a 30 de setembro de 2018
Horário 10h às 17h
Evento gratúito
Mais informações aqui!



Publicada originalmente em ARCOweb em 19 de Setembro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora