Cultura armênia e jazz inspiram o penúltimo Esquina de 2018

A noite que reuniu grandes profissionais da arquitetura contou com o lançamento da edição 445 da revista PROJETO e homenageou o escritório Biselli & Katchborian Arquitetos Associados

Realizado na noite de quinta-feira, 4 de outubro, o tradicional evento Esquina da Arquitetura – promovido bimestralmente pela revista PROJETO e a marca de mobiliário  Herman Miller – reuniu, na capital paulista, arquitetos e escritórios de arquitetura em ritmo de jazz e culinária armênia.

A ocasião, que contou com o lançamento da edição 445 da revista, foi inspirada na tradição do escritório homenageado Biselli & Katchborian Arquitetos Associados. Publicado na seção Perfil da edição, o escritório conta com experiência de 30 anos de produção arquitetônica de diversos usos.

Para seus sócios fundadores, Mario Biselli e Artur Katchborian, é uma honra integrarem, com prestígio, tal edição. “Eu sou um fã da revista PROJETO desde a época de faculdade. Ela, muitas vezes, deu a honra de publicar nossos projetos, então acho tudo bárbaro. No final das contas, a revista é uma bandeira na causa da arquitetura e é muito prestigioso ter uma matéria de Perfil publicada na mais importante referência da arquitetura brasileira”, afirmou Biselli.

Katchborian complementou: “Na verdade, o mais legal que vocês captaram é sobre o escritório não ser um especialista em nada, mas sim genérico. São 30 anos em que todo o trabalho é um recomeço. Toda aquela ansiedade, frustração etc., por mais que já tenhamos feito aquele tipo de projeto, acontece de novo, e de novo. Então, todo projeto é um novo projeto, não tem a menor coincidência. E quando está acabado, é um êxtase enorme”.

Para ambos, o Esquina da Arquitetura atua como uma ocasião de grande expressividade no meio arquitetônico. “O evento, em si, é aquela festa. Você encontra amigos, come, conversa. É uma celebração”, afirmou Biselli. Já para Katchborian: “Eu estou surpreso com o evento. Sucesso total. Posso falar sobre o cardápio de hoje também: armênio e impecável”.

O evento também contou com a ilustre presença do arquiteto Fernando Brandão, que atua, com seu próprio escritório, tanto em território nacional quanto em Shangai, na China. “O evento traz o contato com os amigos. Antigamente tinha muita festa. Hoje não tem mais. A gente aprendeu a ficar amigo dos nossos concorrentes nessas celebrações e, hoje, a única oportunidade de encontrar com eles é aqui no Esquina”, comentou.

Para o arquiteto Emiliano Homrich, do escritório JBMC arquitetura & urbanismo, o encontro é uma reunião entre amigos, mas também um fechamento no ciclo de produção da nova edição da revista. “O evento é onde nos encontramos e a relação profissional fica em segundo plano. Aqui, reforçamos a união de um grupo. Para nós é muito bacana ver a produção da revista e depois estar aqui… parece que faz parte do pacote dela. É como um complemento da informação, mas ela vem com humanidade, através do contato real”.

O Esquina da Arquitetura teve o patrocínio das empresas Interface, Roca, Roca Cerámica, Ecophon, Cebrace, Brasilit, foi apoiado pela Atec Original Design, Novo Ambiente e indústria de mobiliário urbano mmcité8, além da parceria com a equipe do chef e arquiteto Beto Pierro.