Projeto de Gustavo Penna ganha prêmio de arquitetura da Unesco

O projeto da cervejaria mineira Ateliê Wäls venceu na categoria Restaurantes da 4ª edição do Prix Versailles, principal prêmio mundial de arquitetura comercial


Ateliê Wäls (Foto: divulgação)


O Ateliê Wäls - complexo cervejeiro em Belo Horizonte, Minas Gerais - foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) como o melhor projeto de arquitetura na categoria Restaurantes - etapa Américas do Sul, Central e Caribe – do Prix Versailles 2018. Foi a primeira vez, em quatro anos da premiação, em que uma cervejaria ganhou o Grand Prix - prêmio máximo do evento.

Identificado por sua icônica cobertura de madeira, o edifício foi concebido pelo escritório GPA&A, liderado pelo arquiteto Gustavo Penna, e implantado em terreno com vista para um característico relevo montanhoso na capital mineira.

O complexo reúne restaurante, loja, escritório, adega, cervejaria e área externa com um mirante. "É um projeto lúdico e divertido, que mostra a união da arquitetura e do conceito de cerveja arte de maneira mágica", explica Penna.

Já o fundador do empreendimento, José Felipe Carneiro, revela que "o Ateliê Wäls era um sonho antigo que o Gustavo Penna ajudou a colocar em pé. Mais do que um espaço dedicado à cerveja e com várias referências a ela, dos móveis ao ambiente, passando pelos espaços voltados à inovação, ele foi pensado para ser a casa do mineiro e uma homenagem a Belo Horizonte".

A conquista coloca o Ateliê Wäls como forte candidato a ser o primeiro projeto brasileiro a vencer a etapa mundial do Prix Versailles, que será realizada ainda em maio, durante cerimônia em Paris, na sede da Unesco.

Realizado desde 2015, o prêmio anual é dedicado à arquitetura de prédios comerciais de diferentes categorias, reconhecendo projetos que reúnem criatividade, arte e negócios. 



Publicada originalmente em ARCOweb em 03 de Maio de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora