BRRO Arquitetos: Casa Prumirim, Ubatuba, SP

Em meio à densa Mata Atlântica do litoral paulista, está implantada a residência que tem como conceito principal o respeito à natureza ao seu redor. Concebida pelo escritório BRRO Arquitetos, a casa possui programa resolvido em linhas ortogonais, deixando as curvas do projeto a cargo da exuberante vegetação

Situada na praia do Prumirim, no litoral norte de São Paulo, a residência criada, inicialmente, como casa de veraneio para uma família composta por um casal e três filhos, desenha-se em meio à vegetação a poucos metros da orla do mar. Devido à condicionante da densa arborização, o projeto de implantação enfrentou grandes limitações para ocupação do terreno.

O escritório responsável pela obra, BRRO Arquitetos, partiu então da premissa de garantir a valorização dos espaços de convívio, a partir dos quais seriam conformados pátios que integrariam os ambientes por meio de grandes aberturas – resgantando, assim, a flora para o interior da casa.

O pavimento térreo, com 100 metros quadrados, garante a acomodação das funções essenciais da morada, sendo que as salas de jantar e estar e cozinha se integram em um único pátio de pé-direito duplo, o que maximiza a entrada de luz, ventilação e visibilidade da mata. Este nível abriga ainda a suíte do casal, já que, futuramente, a ideia é que ele possa funcionar como uma casa independente.

Já o pavimento superior recebeu os três dormitórios dos filhos, com banheiros de uso comum. Essa estratégia permitiu que o projeto tivesse uma implantação compacta, visto a necessidade legal de edificá-la com a menor ocupação horizontal do lote.

As questões naturais também foram fortes condicionantes para a concepção da estrutura da casa. Devido à proximidade com a mata nativa e o clima quente e úmido característico da região, optou-se pela estrutura convencional de concreto e tijolos maciços na ala mais compartimentada (quartos, cozinha e áreas molhadas), aproveitando-se, assim, tanto da eficiência térmica dos materiais empregados quanto da especialidade da mão de obra local nessa técnica construtiva.

Apoiada sobre esta ala maciça, está a grande cobertura estruturada em madeira laminada, que recebeu, como reforço, três pilares confeccionados pelo mesmo material. Segundo o escritório, a escolha se deu, principalmente, pela qualidade da madeira laminada em vencer vãos mais extensos, além de seu excelente desempenho em resistência, precisão dos encaixes e rapidez de montagem. Além disso, o material é um símbolo das construções litorâneas.

Quanto ao conforto térmico da residência, optou-se por tijolos maciços, telhas termoacústicas e, sobretudo, pela ventilação permanente garantida pelo desenho dos caixilhos e venezianas. A fachada noroeste, composta por placas de vidro, recebeu proteções de tela que atuam como brises. Já a fachada nordeste recebeu venezianas em madeira também desenvolvidas com material e mão de obra locais.

Ficha Técnica

Casa Prumirim
Local Ubatuba, SP
Início da obra 2015
Ano de Conclusão 2017
Área construída 190 m²

Arquitetura BRRO arquitetos
Interiores e decoração Manaa Arquitetura
Produção de interiores Zacche Home
Estrutura geral Gil Chinellato 
Estrutura de madeira ITA Construtora (projeto e montagem)
Construção Adonias (empreiteiro)
Instalações RR Engenharia de Instalações
Iluminação Ricardo Heder
Fotos André Scarpa