Athié Wohnrath projeta novas instalações do Colégio São Luís

Nova sede será construída em terreno da avenida Doutor Dante Pazzanese, próximo do Ibirapuera e ao lado do Museu de Arte Contemporânea, em São Paulo

A proposta pedagógica que está em implantação no Colégio São Luís – tradicional escola cuja sede fica na avenida Paulista, em São Paulo, e é parte do Projeto CSL 2020 – terá como um de seus componentes a transferência de suas instalações para uma outra região da cidade. O terreno adquirido para a construção do conjunto fica na avenida Doutor Dante Pazzanese, 295, na vila Mariana, próximo ao Ibirapuera e ao lado do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

O projeto de arquitetura das novas instalações, com cerca de 30 mil metros quadrados de área construída, distribuídos pelo lote de mais de 15 mil metros quadrados, é de autoria do escritório Athié Wohnrath. A direção do colégio informou que o projeto teve como premissas: diversidade e flexibilidade dos espaços de aprendizagem, incentivo à aprendizagem, horizontalidade, integração visual dos ambientes, transparência, valorização do verde e do natural, sustentabilidade e conforto acústico e térmico.

De acordo com o arquiteto Alexandre Mirandez, diretor de operações do escritório autor do trabalho, o projeto tratou a escola como um imenso espaço de integração e, por isso, sua arquitetura foi idealizada como um grande ponto de encontro. Na construção horizontalizada, a biblioteca ocupa o centro – “um convite a sentar, a trabalhar junto, a seguir coletivamente a jornada do conhecimento”, informa a direção do colégio no vídeo de apresentação da futura sede.

A extensão do lote permitiu que a construção se espraiasse pelo terreno e a construção de alguns elementos autônomos como é caso da capela, que ficará em área externa à da escola, junto ao bosque. “Assim como em outras igrejas jesuítas no país, a simplicidade é sua principal característica. O templo foi projetado em nave única e buscando sobriedade. Tem capacidade para 250 pessoas e iluminação natural“, descreve o texto de divulgação do colégio.

A previsão é de que a construção seja concluída em 2020.