Elevador conecta porto a muralha histórica em Malta

A estrutura, batizada “Barrakka Lift”, de 20 andares funcionar também como um mirante, com vista para a região central e o Mar Mediterrâneo

Em Valletta, capital de Malta, o escritório internacional Architecture Project acaba de inaugurar um elevador de 20 andares, que transporta moradores e visitantes desde o recém-restaurado porto até o topo das muralhas históricas da cidade.

A fim de funcionar também como um mirante, com vista para a região central e o Mar Mediterrâneo, a fachada conta com uma rede de alumínio, que protege os visitantes da luz solar e remete à estética industrial do elevador original, construído em 1905 e demolido na década de 1980.

O design angular da estrutura, batizada “Barrakka Lift”, faz referência às murralhas do local, datadas do século 16 e recentemente tombadas como patrimônio histórico.

Organizado pela Grand Harbor Regeneration Corporation, o projeto faz parte de um programa de revitalização da cidade e, principalmente, da zona portuária. Em poucos anos, Malta quer transformar sua capital em um importante terminal internacional para cruzeiros.