Anunciados os curadores do Brasil na 16ª Bienal de Veneza

Os arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho foram selecionados pela Fundação Bienal de São Paulo

Marcelo Maia Rosa, Laura González Fierro, Sol Camacho e Gabriel Kozlowski (Foto: Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo)

A participação oficial do Brasil na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza, que será inaugurada em maio de 2018, foi anunciada nesta segunda-feira, 4 de dezembro, pela Fundação Bienal de São Paulo (FBSP).

A curadoria será feita pelos arquitetos Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho, que irão apresentar “Muros de Ar” – exposição que explora a questão da transposição de fronteiras materiais e imateriais do Brasil e de sua arquitetura.

“O tema coloca o muro como um elemento da arquitetura, da cultura e da identidade brasileira e vê no ato de sua transposição um convite ao convívio e à multiplicidade cultural”, explicam os arquitetos curadores. “Desse modo, posiciona-se contrária à homogeneização, intolerância e extremismo provenientes do isolamento e reclusão. É uma proposta que celebra o coabitar e não somente o coexistir”, complementam.

Segundo a FBSP, a mostra que irá ocupar o pavilhão do Brasil é uma resposta à curadoria geral da 16ª Bienal de Arquitetura, que nesta edição propõe, sob o título “Freespace”, uma reflexão sobre a essência espacial da arquitetura e a sua potencialidade de mediar, pela fruição do espaço vazio, a relação entre as pessoas e os edifícios.

Por meio de uma pesquisa coletiva, “Muros de Ar” se propõe a tornar visível as formas de separação espacial e conceitual resultantes dos processos de urbanização do país. Além de questionar as diferentes formas de muros que constroem, em diversas escalas, o território brasileiro, a proposta pretende repensar as fronteiras da própria arquitetura em relação a outras disciplinas.

O pavilhão apresentará a proposta curatorial por meio de duas frentes expográficas: A primeira consiste de uma pesquisa com um grupo de colaboradores e instituições, que irá gerar novo conteúdo a ser representado por meio de desenhos cartográficos; A segunda refere-se a uma chamada de projetos aberta aos arquitetos do país, mecanismo inédito no pavilhão brasileiro. O chamamento será anunciado nas últimas semanas de dezembro.

Desde 1995, a organização das representações oficias do Brasil nas bienais de Arte e Arquitetura de Veneza é uma atribuição conjunta dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores e da Fundação Bienal de São Paulo – responsável pela escolha dos curadores e a produção das mostras.



Pavilhão do Brasil na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza
Comissário João Carlos de Figueiredo Ferraz, presidente da Fundação Bienal de São Paulo
Curadoria Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho
Título da exposição Muros de Ar

Local Pavilhão do Brasil

Endereço Giardini Castello, Padiglione Brasile, 30122 Veneza, Itália
Data 26 de maio a 25 de novembro de 2018
Mais informações www.bienal.org.br