Em SP, seminário debate gestão inovadora de bairros históricos

Abertas pré-inscrições para o evento internacional que será realizado pelo CAU/BR, em parceria com CAU/SP e Universidade Mackenzie, nos dias 10 e 11 de setembro

Festa de Nossa Senhora de Achiropita, em São Paulo (Foto: Museu Memória do Bixiga)

Estão abertas as pré-inscrições para o Seminário Internacional “Gestão Inovadora de Bairros Históricos – Fábrica de Restauro”, que será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, com ações no bairro do Bexiga, em São Paulo.

A iniciativa é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em parceria com o CAU/SP e o programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-Mackenzie, com apoio do IAB/SP e da Capes.

O objetivo é buscar novas alternativas de trabalho para jovens arquitetos no campo da preservação da memória. Portanto, a Universidade Mackenzie será responsável pela instalação da "Fábrica de Restauro", proposta experimental formulada para o bairro tombado do Bexiga com a ideia de construir coletivamente a recuperação física e social do local, sem perspectivas de gentrificação.

O Bexiga reúne 905 dos cerca de 4 mil imóveis tombados na cidade de São Paulo pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Conpresp). Em 2017, o bairro marcado pela existência do Teatro Oficina, da União de Mulheres de São Paulo, Casa de Dona Yáyá, escola de samba Vai-Vai e da festa de Nossa Senhora Achiropita recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), na categoria Arquitetura, por sua “resistência cultural”. 

O Teatro Oficina, tombado pelo município, pelo estado e pela União, tem colocado em discussão a questão da gentrificação devido à intenção do Grupo Silvio Santos de construir duas torres residenciais de mais de 100 metros de altura em seu entorno.

“Será isto possível? Será possível, também, abrigar em bairros tombados ou em conjuntos urbanos históricos projetos contemporâneos compatíveis com o tecido histórico e construídos com a população moradora? É o que vamos discutir”, diz a arquiteta e urbanista Nadia Somekh, coordenadora-adjunta da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR.

Entre os palestrantes do seminário estão: Alain Lipietz  (Centro para a Pesquisa Econômica e suas Aplicações); Barbara Lipitez (Unidade de Planejamento e Desenvolvimento de Bartlett da University College London); Edesio Fernandes (Unidade de Planejamento e Desenvolvimento de Bartlett da University College London); Henry Russell (Reading University e Heritage); Kate Dicson (Heritage Trust Network); Michael Ball (Reading University).

Em paralelo às mesas de debates, serão realizados workshops com os temas: Fábrica de Restauro Fórum do Patrimônio; Jornada do Patrimônio; Economia Criativa; e Projetos Urbanos, Financiamento e Sustentabilidade.

O seminário faz parte das ações rumo ao UIA2020RIO e também pretende capacitar lideranças das entidades que compõem o Colegiado das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (Ceau) para promover ações criativas de trabalho para arquitetos na preservação da memória das cidades brasileiras.

Faça aqui a pré-inscrição no Seminário Internacional “Gestão Inovadora de Bairros Históricos – Fábrica de Restauro”.

Programação preliminar:

10 de setembro (segunda-feira)

Manhã - Abertura
Autoridades do CAU/BR (incluindo CRI-Comissão de Relações Internacionais e CPUA-Comissão de Política Urbana e Ambiental), CEAU (Colegiado das Entidades de Arquitetos e Urbanistas), CAU/SP e Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mesa 1 - Fortalecimento Territorial, Institucional e Gestão
Alan Lipietz, Henry Russell
Debatedores: Nivaldo Andrade, presidente do IAB/DN, e Leonardo Castriota, do Instituto de Estudos de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais
Mesa 2 - Financiamento e Sustentabilidade do Patrimônio
Michael Bal, Kate Dickson, Gina Paladino, consultora em desenvoliemnto local e regional e economia criativa, do Paraná
Debatedores: Silvio Oksman, da Escola da Cidade, e Vanessa Bello, da FAU/USP

11 de Setembro (terça-feira)

Manhã

Mesa 3 - Desenvolvimento Local Solidário e Fábrica De Restauro
Barbara Lipietz, Carlos Leite - da Universidade Mackenzie, Nadia Somekh, conselheira federal do CAU/BR por São Paulo, especialista patrimônio cultural
Debatedores: Cláudia Pires, do IAB/MG e Sérgio Milleto, produtor cultural e social



Publicada originalmente em ARCOweb em 19 de Julho de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora